Verdade ou verossimilhança?
Não é possível dar uma definição de Ciência. Definir (a própria etimologia diz: de +finis, em latim, os limites, então definir, seria dar os contornos, limites exatos de uma realidade. Tarefa impossível de realizar). Mas, podemos dar uma noção aproximada da realidade em questão. Por isso, vamos arriscar uma das possíveis noção de Ciência. Existem muitíssimas outras. Pessoalmente, inclino-me para essa:
Ciência é um conjunto de descrições, interpretações, teorias, leis, modelos, etc, visando ao conhecimento de uma parcela da realidade, em contínua ampliação e renovação, que resulta da aplicação deliberada de uma metodologia especial (metodologia científica).
A crença popular de que a Ciência conduz â verdade deriva de outra crença: a de que são os fatos (fenômenos) que geram a descoberta. E, como, segundo o refrão popular, contra os fatos não há argumento, assim se desenvolveu o mito de que a Ciência pode tudo explicar e que, por definição, suas explicações são verdadeiras.
Nada disso é correto. A pesquisa mais elementar parte sempre de uma Hipótese (teórica) e mesmo a mais simples descoberta não é gerada pelos fatos, mas resulta de uma interpretação deles. Como se se observa, há hipótese na entrada e hipótese na saída. Os fatos da Ciência são, pois, fatos selecionados, interpretados, marcados de teoria.
A Ciência visa a busca da Verdade, mas encontra a Verossimilhança, isto é, do que nos parece ser verdadeiro, hoje. Por isso, não há verdade científica definitiva, absoluta. Se assim fosse, a Ciência deixaria de ser Ciência, e seria outra realidade (fé, teologia, filosofia…).
A Ciência é dinâmica, está sempre em ampliação, inovação e renovação constante. Quantas coisa que já foram consideradas científicas, e, hoje, ficaram na História como memória de uma “verdade” que serviu como referência, em seu tempo, em seu momento histórico. Basta lembrar, quantos séculos se acreditou que o Planeta Terra era o centro do Universo, base do Sistema de Ptolomeu. Era tida como uma verdade científica que serviu para reflexões filosóficas, teológica, antropológicas, sociológicas… Quem, hoje, aceita essa teoria? Assim, outras “Verdades Científicas” que ficaram pelas estradas da História da Humanidade.
Não é raro que cientista formulem ideias diferentes diante dos mesmos dados (fatos). É a teoria que cada um aceita que o faz apreender os dados não como realmente são, mas como cada teoria diz que devem ser. Aliás, esse conflito de interpretações é comum nas várias teorias propostas, partindo de hipóteses diversas.
A Ciência pretende encontrar a Verdade, mas o que de fato encontra e a Verossimilhança, isto é, aquilo que parece ser verdade, hoje, amanhã, não sei.
O que se percebe, hoje no País, em todo esse alvoroço na mídia e nas redes sociais, a meu ver nada tem a ver com a Ciência e a Verdade, é, porém, motivado por outras razões estranhas e com outros objetivos, que não são os de esclarecer a opinião pública.