X
X

Buscar

Vida Nova

Estamos ainda em tempo de pandemia provocada pela presença do vírus da Covid-19. Sem dúvida, houve um aumento da mortalidade, em todo o mundo. Como já ocorreu, em outros tempos, também provocada pela presença de alguma enfermidade. Como a chamada “Peste Negra” ou a “Gripe Espanhola” e outras. Por outro lado, porém, em alguns lugares […]

Estamos ainda em tempo de pandemia provocada pela presença do vírus da Covid-19. Sem dúvida, houve um aumento da mortalidade, em todo o mundo. Como já ocorreu, em outros tempos, também provocada pela presença de alguma enfermidade. Como a chamada “Peste Negra” ou a “Gripe Espanhola” e outras. Por outro lado, porém, em alguns lugares do país e do mundo, houve significativo aumento também na natalidade. Assim, a vida faz sua estrada, pelo correr da História humana.

Para quem crê e tem consciência que a vida humana não se esgota no viver, em certo período de tempo, neste Planeta Terra; e terminar definitivamente de viver, como qualquer outro ser vivente; mas, crê que há outra vida. Sobretudo, nós, cristãos cremos que a “nossa vida não é tirada, mas transformada”. Em outras palavras, cremos na imortalidade, na vida eterna, em Deus. No dizer de São Paulo, não somos, apenas, cidadãos (ãs) da Terra, somos também cidadãos (ãs) do Céu. Viveremos de outro modo, mas não deixa de ser vida.

Jesus, ao começar o Anúncio e o Testemunho desse estilo de vida, que gera vida nova, começou chamando, organizando e estruturando, em comunidade, doze homens. Foi o início de um “novo estilo de vida”, onde novos valores foram postos como alicerce de vida pessoal, familiar, comunitária e sociocultural. São os chamados Valores do Reino de Deus ou simplesmente a Boa Nova do Evangelho. Foi o “embrião da Igreja”, o novo Povo de Deus.

Ontem, a maioria dos cristãos, particularmente, nós católicos, celebrávamos a Solenidade de Pentecostes ou a Vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e os que já haviam aderido a Jesus, em Jerusalém. Para nós, esse Espírito é Dom de Deus a todos os crentes. O dom que Jesus prometeu que ia pedir ao Pai, para que viesse sobre todos e permanecesse, como o nosso Advogado e presença permanente, em nossa vida. Esse Espírito dá vida, renova, transforma, constrói comunidade e faz nascer o Ser Humano Novo. Homens e mulheres renovados, por dentro. Vida Nova.

A Comunidade Cristã só existe de forma consistente, se está centrada em Jesus e animada pela presença do Espírito Santo. Jesus é a sua identidade e a sua razão de ser. A nossa comunidade cristã é, antes de mais nada, comunidade que se organiza e se estrutura à volta de Jesus. Jesus é o nosso modelo de referência. Se Ele é o centro, a referência fundamental, têm algum sentido as discussões acerca de coisas não essenciais, que às vezes dividem os membros da comunidade?

A comunidade construída à volta de Jesus é animada pelo Espírito. É Ele que nos faz vencer os medos, superar as covardias e fracassos, derrotar o pessimismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a audácia profética, testemunhar o amor, sonhar com um mundo novo. É preciso ter consciência da presença contínua do Espírito em nós e na nossa comunidade e estar atentos aos seus apelos, às suas indicações, aos seus questionamentos. Será que deixo o Espírito agir, em mim, com liberdade ou estou sempre colocando obstáculos a sua ação. A preguiça, o comodismo, o individualismo, a autossuficiência, a falta de disponibilidade são alguns deles.