Conheça o padre Diomar Romaniv, novo pároco da paróquia São Luís Gongaza
Novo pároco fala em continuidade de projetos de seu antecessor e fortalecimento comunitário
O novo pároco da paróquia São Luís Gongaza fará sua missa de posse no próximo dia 3, às 19h, na própria Igreja Matriz. Natural de São Bento do Sul, Diomar Romaniv, 35, assume no lugar do padre Magnos José Baron Canepelle, transferido para paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Negrinho, região Norte de Santa Catarina.
Ele morou em sua cidade natal até iniciar sua trajetória como seminarista, em Rio Negrinho, no ano de 2000. Apesar do período de atuação em Jaraguá do Sul, ele já residiu em Brusque, entre 2001 e 2002. Na época, ele residia na Casa Padre Dehon, enquanto estudava filosofia. Também passou pelo interior de São Paulo, em cidades como Taubaté e Barretos e por Montevidéu, no Uruguai, antes de ser ordenado padre.
Romaniv foi ordenado em 2011 e, desde lá, mantinha atuação na Paróquia São Sebastião, de Jaraguá do Sul. No município passou a exercer funções como de vigário paroquial e pároco. “Assim como em Jaraguá do Sul, aqui, Igreja, continua sendo a matriz da cidade. Vamos manter um olhar voltado para a administração, atividade pastoral e espiritualidade”.
Veja também:
Preço médio da gasolina comum em Brusque fecha 2018 em queda
Fim de semana na região de Brusque terá temperaturas mais agradáveis
Estudante de Brusque recorre à campanha virtual para custear matrícula em Medicina
Nesta segunda passagem por Brusque, em uma nova posição, Romaniv fala em dar continuidade aos projetos desenvolvidos por seu antecessor. Ainda se integrando com a comunidade local, ele destaca a participação dos integrantes no dia a dia da paróquia, além do nível de participação das lideranças atuantes.
Desenvolvimento comunitário
Segundo o pároco, seu objetivo de atuação é voltado para a sintonia com a Arquidiocese de Florianópolis e o estímulo ao desenvolvimento das lideranças comunitárias atuais na cidade. Desde o primeiro contato, ele classifica a experiência na cidade como positiva. “Graças a Deus, temos boas lideranças e equipes bem desenvolvidas. Minha missão será coordenar estes trabalhos para que sejam mantidos em comunidade”.
Na avaliação dele, parte do engajamento da sociedade local com as ações da Igreja estão vinculadas à preservação do espírito da família, solidariedade e a clareza do trabalho realizado no município. Com a experiência de trabalho vivida em Jaraguá do Sul, ele pretende reforçar o valor da oração e a formação de líderes internos da paróquia, assim como a atenção à participação de jovens e crianças na rotina religiosa.
Segundo o religioso, a disposição de trabalho conjunto das equipes locais é um fator positivo. De acordo com ele, a atuação deve levar em conta a administração com foco no benefício da comunidade.
Veja também:
Observatório Social de Brusque aponta lentidão no PAC Nova Brasília
Após decisão judicial, Prefeitura de Brusque inicia pavimentação da rua Francisco Sassi
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Quanto à infraestrutura, ele ainda deve se reunir com representantes locais para se inteirar sobre as demanda mais urgentes. Destaca o envolvimento social em projetos como o desenvolvimento da nova Comunidade São Francisco de Assis e as melhorias feitas na cozinha do salão da própria igreja matriz.
Entre as propostas que já eram cogitadas e que deve ser estimulada pelo pároco está a instalação de um sistema de aproveitamento de energia solar para a igreja. Proposta semelhante, afirma, já foi implantada em Jaraguá do Sul, com resultados considerados positivos.
Agende-se para a missa:
Dia: 3 de fevereiro
Horário: 19h
Local: Paróquia São Luís Gonzaga