Padre Eder Celva lança livro sobre a história do Santuário de Azambuja
Obra já está disponível nas livrarias de Brusque e também na secretaria da paróquia de Azambuja
Após quatro anos de pesquisas, o novo livro do padre Eder Claudio Celva já está disponível nas livrarias de Brusque.
A obra, intitulada ‘O Santuário Nossa Senhora de Azambuja’, traz a história do santuário que, há mais de um século, faz parte do cotidiano de Brusque.
Padre Eder conta que o livro nasceu de uma vontade afetiva. Natural de Guabiruba, desde menino ele participa das atividades no santuário. Já como padre, o santuário e o seminário tornaram-se seu lugar de trabalho e então nasceu o desejo de saber mais sobre a história da igreja.
“Tinha um desejo muito forte de saber mais e escrever algo sobre. Passei quatro anos me dedicando, pesquisando, querendo saber sobre tudo, guardando documentos, entrevistas, e agora pude concluir o livro”.
Padre Eder destaca a importância do Santuário de Azambuja não apenas para Brusque, mas para Santa Catarina. “Foi o primeiro santuário criado em Santa Catarina por dom Duarte Leopoldo e Silva, bispo de Curitiba. Para Brusque, sempre representou muito, não apenas no lado espiritual, mas também do ponto de vista arquitetônico”, diz.
O padre lembra que o santuário atual é uma obra de destaque e foi projetada pelo arquiteto alemão Simon Gramlich. “Ele foi um projetista de renome e sua arquitetura está sendo celebrada agora. Foi também o arquiteto da igreja matriz de Itajaí, de Gaspar, mas o Santuário de Azambuja foi um de seus primeiros projetos em Santa Catarina”.
Padre Eder ressalta que outras obras suas já abordaram personalidades de Azambuja, o próprio hospital, mas esta é dedicada apenas ao santuário. “É o primeiro livro que o santuário recebe nesses 115 anos de criação como santuário”.
O livro O Santuário Nossa Senhora de Azambuja também está disponível na secretaria da paróquia de Azambuja.
Padre Eder Celva também é autor dos livros Imigração Italiana em Guabiruba; História da Igreja Católica em Guabiruba; Monsenhor Augusto Zucco, Centenário de Nascimento; Pensares Cotidianos; Cultura e Religiosidade de um Povo; O Cotidiano de uma Vida; Devocionário Vale das Graças; Padre Guilherme Kleine, amigo de Brusque; Monsenhor Valentim Loch, um padre da igreja que amou e serviu e História da Santa Casa de Misericórdia e Hospital Azambuja.