Padre Eder Celva lança livro sobre Santa Casa de Misericórdia e Hospital Azambuja
Esta será a décima publicação do vigário paroquial do Santuário de Azambuja
O padre Eder Claudio Celva, 32 anos, lança neste mês o seu décimo livro: História da Santa Casa de Misericórdia e Hospital Azambuja.
Natural de Guabiruba, o padre trabalha em Azambuja desde 2016. Atualmente, é vigário paroquial do santuário e formador do Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes.
Sua nova publicação levou em torno de três anos para ser produzida. O livro, de acordo com ele, busca se valer de uma historiografia sob prisma ainda novo, tentando fugir do historicismo, que seria o resgate do passado.
Padre Éder destaca que o objetivo do livro é contar facetas de uma história que nasceu do amor pelo Evangelho de um padre católico que, auxiliado, fundou a Santa Casa de Misericórdia de Azambuja, desembocando depois no atual Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux.
“A Santa Casa com sua história, conta histórias, vidas de milhares de pessoas, com nuances e particularidades. A presença de cada pessoa é que compôs, como um mosaico, a grande história – lembrada e principalmente esquecida – de Azambuja e sua obra. É a função caritativa da Igreja de seus membros – filhos e filhas – numa fé inquebrantável em Deus e na proteção de Maria, a quem tudo vai sendo confiado”, diz.
Padre Eder diz que, ao entregar um novo olhar sobre a Santa Casa e o Hospital Azambuja, pretende também despertar na comunidade a vontade de ajudar e transformar a instituição. “No ato de interessar-se, saber, conhecer, nascerá, consequentemente, a vontade de ajudar, transformar, amar, participar: o hospital também é meu, sou eu!”, destaca.
O livro História da Santa Casa de Misericórdia e Hospital Azambuja estará disponível no Santuário de Azambuja, no seminário e em livrarias.
O padre também é autor dos livros Imigração Italiana em Guabiruba; História da Igreja Católica em Guabiruba; Monsenhor Augusto Zucco, Centenário de Nascimento; Pensares Cotidianos; Cultura e Religiosidade de um Povo; O Cotidiano de uma Vida; Devocionário Vale das Graças; Padre Guilherme Kleine, Amigo de Brusque e Monsenhor Valentim Loch, um Padre da Igreja que Amou e Serviu.