Padre Valdir: relembre trajetória do sacerdote que atuou na Igreja Matriz de Brusque

Sacerdote faleceu nesta quinta-feira, aos 84 anos

Padre Valdir: relembre trajetória do sacerdote que atuou na Igreja Matriz de Brusque

Sacerdote faleceu nesta quinta-feira, aos 84 anos

O padre Valdir Vicentini faleceu nesta quinta-feira, 24, aos 84 anos. Ele estava internado em um hospital em Jaraguá do Sul. O sacerdote dedicou parte de sua vida à Paróquia São Luiz Gonzaga e atuou na Igreja Matriz de Brusque.

Natural de Botuverá, padre Valdir nasceu no dia 17 de julho de 1937. Filho de Guilherme e Matilde Vicentini, entrou no Seminário de Rio Negrinho no ano de 1951, passando para o de Corupá no ano seguinte.

O período do noviciado foi durante o ano de 1958, em Jaraguá do Sul, quando professou no dia 2 de fevereiro de 1959. No mesmo ano, iniciou os estudos de Filosofia, que concluiu em 1960. Padre Valdir foi ordenado diácono em 15 de outubro de 1963 e sacerdote no dia 28 de junho de 1964. Neste período, entre 1961 e 1964, estudou Teologia em Taubaté (SP).

Em 1965, fez tirocínio pastoral no Santuário São Judas Tadeu, em São Paulo. No ano seguinte, foi professor e formador no Seminário de Lavras, em Minas Gerais, até ser transferido para o Colégio Dehon de Tubarão para atuar como professor. Já em 1972, foi nomeado superior do Seminário de Rio Negrinho.

Em 1975, foi para as missões do Maranhão, sendo pároco em Monção. Voltou dois anos depois como vigário paroquial da Paróquia Espírito Santo de Varginha. Em 1979, voltou ao Sul do país, sendo formador e professor no Seminário de Corupá.

Em 1985, foi nomeado superior do noviciado de Jaraguá do Sul, permanecendo no cargo por dois triênios. No ano de 1991, foi transferido como vigário paroquial na Paróquia do Rosário, em Varginha. Exerceu a mesma função em Brusque no ano seguinte e, em 1993, foi nomeado pároco de Rondon (PR). No ano seguinte, foi pároco de Oxford, em São Bento do Sul.

Nos anos de 1992 e 1993, chegou em Brusque e trabalhou na antiga comunidade São Judas Tadeu, no bairro Águas Claras, hoje sede da paróquia. Em 1996, foi designado como vigário paroquial de São Sebastião, em Jaraguá do Sul. Retornou a Brusque em 2006, quando chegou ao município e trabalhou como formador na Casa Padre Dehon, em Brusque.

Velório e sepultamento

O velório de padre Valdir teve início na manhã desta sexta-feira, na Igreja Matriz São José, em Botuverá. Às 16h será celebrada a missa de corpo presente, seguida pelo sepultamento também em Botuverá.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo