Páginas de torcedores do Bruscão fazem sucesso no Facebook

Entre críticas, bom humor e análises, comunidades acompanham o dia a dia e a história do clube

Páginas de torcedores do Bruscão fazem sucesso no Facebook

Entre críticas, bom humor e análises, comunidades acompanham o dia a dia e a história do clube

Assim que as partidas do quadricolor encerram, já é comum entre os torcedores abrir páginas do Facebook como Bruscão da Depressão ou Bru5c4au M1L GR4U para acompanhar análises bem humoradas. Da mesma forma, os apaixonados pela história do clube e interessados nos números da equipe acessam o Alambrado Brusque FC.

As três páginas foram criadas por torcedores e para torcedores. Sem vínculos com a diretoria ou com a comissão técnica, os donos das comunidades provocam os rivais, convocam a torcida para as partidas e até mesmo fazem críticas pesadas às atuações, tanto dentro quanto fora do campo.

Com a participação da Série D do Brasileirão, os administradores das páginas já preveem uma avalanche de novos likes e engajamento dos participantes. A intenção é, principalmente, de aproximar ainda mais os torcedores do clube.


A voz das arquibancadas

Procurando dar voz aos torcedores, a página Alambrado Brusque FC surgiu em 2013. Diferente das outras duas principais comunidades de torcedores do Bruscão no Facebook, o Alambrado é mais voltado para as estatísticas do clube e análises de futuros adversários. No período pré-Série D, foram postadas as avaliações dos rivais na primeira fase da competição, inclusive contando com a participação de convidados que acompanham o dia a dia destas equipes.

Diferente das demais, Alambrado busca reviver a história do clube / Foto: Reprodução
Diferente das demais, Alambrado busca reviver a história do clube / Foto: Reprodução

O principal administrador, Célio Bruns Junior, afirma que a página tinha outro objetivo no início. “A ideia inicial era fazer um acervo do clube, mas com o passar do tempo o meu amigo Richard Andrietti resolveu me ajudar e então começamos a postar também coisas atuais. Aí o negócio foi engrenando e hoje temos um bom alcance”, diz, completando que agora a dupla procura trazer informações diferenciadas e que poucas pessoas têm acesso.

Ainda falando sobre o alcance da página, Bruns Junior explica que a intenção é ter ainda mais adeptos. “Todos os dias temos novas curtidas, praticamente sem ter investido nada para impulsionar as publicações, porém, o objetivo é sempre melhorar o conteúdo e crescer”.

Segundo o administrador da Alambrado, os próximos passos serão a continuidade do raio-x dos adversários conforme a equipe for avançando de fase e também a manutenção do podcast, que conta com a opinião de membros da imprensa local e dos próprios donos da página.


Zoeira sem limites

Sempre em tom de brincadeira, o Bru5c4au M1L GR4AU – uma mistura de caracteres que significa Bruscão Mil Grau – prefere não identificar seus administradores. Mesmo assim, a própria página respondeu com o bom humor característico. A foto de perfil é o rosto do ex-lateral João Neto em uma montagem de um corpo com uma faixa presidencial.

Bru5c4au M1L GR4AU é a página mais curtida entre as feitas por torcedores / Foto: Reprodução
Bru5c4au M1L GR4AU é a página mais curtida entre as feitas por torcedores / Foto: Reprodução

Além de brincar com o próprio clube, a página sempre conta com uma pitada de provocação ao Metropolitano, principal rival do Bruscão. Em uma foto de uma prateleira completamente vazia, há a legenda ‘sala de troféus do Metrô’. “Nós temos como objetivo fazer piada com as coisas que acontecem no dia a dia do Brusque, além de zoar os rivais”, afirmam.

Criada também em 2013, a Bru5c4au tem o maior número de curtidas entre as páginas de torcedores. Para os administradores, o motivo é a descontração que o esporte proporciona. “A repercussão é boa pois acredito que as pessoas tem essa cultura de querer rir das coisas que acontecem no cotidiano, e no futebol não é diferente”.

Concluindo com sarcasmo, a página promete causar muitos risos para quem acompanha durante a Série D. “Esperamos que o Bruscão suba pra série C e que o Metropolitano perca todos os jogos de goleada. Esperamos também a volta do João Neto, nosso ídolo supremo e garoto propaganda”, completa.


‘Tapa na marreca!’

A página Bruscão da Depressão, que já consolidou expressões como tapa na marreca – ou sua versão em sigla, TPNM -, vem crescendo a cada dia que passa. A capa ‘conceitual’, repleta de figuras e cenas antológicas – a estranhada de Cleyton e Brasão é um exemplo -, já apresenta o tom humorístico. Antes de todas as partidas, é feito uma espécie de convocação aos torcedores, permitindo realizar as mais curiosas ações como ‘abraçar o jukebox no boteco da favela’.

Página Bruscão da Depressão abusa das montagens engraçadas com figuras da equipe / Foto: Reprodução
Página Bruscão da Depressão abusa das montagens engraçadas com figuras da equipe / Foto: Reprodução

Contudo, a página é a que mais critica quando o time vai mal. Cobranças ao elenco e à diretoria não são raros na Bruscão da Depressão. O administrador, Engel Riehs, explica que essa é uma maneira de manifestar opinião. “Resolvi criar um ambiente onde pudesse falar abertamente a minha opinião sobre o Brusque, principalmente por achar que eu posso contribuir com o clube, pois eu notava que muita coisa poderia e ainda pode mudar na estrutura do nosso Bruscão”, afirma.

Sobre a repercussão das postagens, inclusive dentro da própria diretoria do clube, Riehs acredita que a página é acompanhada. “Muitas vezes eu faço uma postagem criticando algo específico no clube e dias após a diretoria se manifesta de alguma forma”, completa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo