Pandemia afeta formação de novos soldados e aumento do efetivo da PM de Brusque
Comandante acredita que até o fim do ano soldados devam ser encaminhados ao batalhão
Em novembro de 2019, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, em visita a Brusque, informou que a partir do segundo semestre de 2020 haveria um reforço de efetivo e que novos policiais deveriam reforçar o 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Brusque. Até agora, no entanto, a situação não se confirmou.
De acordo com o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, mais de 500 soldados estão frequentando a escola preparatória em Florianópolis, cujo curso de formação possui duração de oito meses, e a formatura deve ocorrer no início de dezembro.
A princípio, a formatura seria no início de outubro, mas com a pandemia causada pelo coronavírus, a formação dos policiais foi prejudicada. Ferreira Filho acredita que até final de dezembro o efetivo deva ser designado para as cidades do estado, incluindo Brusque.
Ele não possui a previsão de quantos policiais devam ser designados para a cidade, e acredita que essa informação seja disponibilizada somente próximo à data de formatura, no mês de novembro.
Segundo o comandante, a Polícia Militar de Brusque é uma das unidades do estado mais defasadas em questão de efetivo, sendo a maior necessidade do batalhão no momento.