Papai Noel, Pelznickel, bruxa Befana: desfile reúne personagens natalinos de várias culturas em Guabiruba
Multidão acompanhou o tradicional desfile de Natal na rua Brusque
Multidão acompanhou o tradicional desfile de Natal na rua Brusque
Uma multidão se reuniu na noite deste sábado, 3, para acompanhar o tradicional desfile Natal Mágico, em Guabiruba. Mais uma vez, a rua Brusque ficou lotada para o evento que faz parte da programação de Natal da cidade.
Vinte grupos formados por escolas, empresas e entidades desfilaram com muita animação, enchendo a cidade da magia do Natal.
O prefeito Valmir Zirke destacou o retorno do evento, que não acontecia neste formato desde 2019, devido a pandemia da Covid-19. “É motivo de muita alegria estar aqui hoje. São Pedro nos deu uma mãozinha, segurou a chuva para que o evento pudesse ser realizado”.
A chuva voltou a cair na cidade quando o desfile já se encaminhava para o fim. Mas isso não tirou a animação do público, que seguiu acompanhado até a passagem do último grupo.
O desfile abriu com alunos da Escola Professora Ida Silva Debatin e encerrou com o papai noel em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros, distribuindo balas para o público. Muito esperados por todo o público, os Pelznickel também desfilaram para a alegria das crianças que foram obedientes durante o ano – e tristeza das que fizeram malcriação.
A aposentada Marli Baraúna desfilou pela primeira vez no Natal Mágico de Guabiruba. Moradora do Centro da cidade, ela sempre acompanhou o evento como espectadora, mas neste ano, decidiu participar e sentiu o gostinho de como é estar do outro lado.
“O desfile de Natal de Guabiruba é diferenciado. É sempre muito lindo, pra mim, muito mais bonito do que o de Brusque. Todo mundo se mobiliza para assistir ou participar”, diz.
Ela desfilou pela Associação Artístico e Cultural São Pedro, que realiza diversas atividades na cidade, entre elas, o espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre.
Marli participa é uma das integrantes do teatro e participou do desfile de Natal representando o povo. A associação também levou para a avenida soldados, Maria e José.
A cultura italiana esteve representada no desfile pela Associação Cultural Italiana de Guabiruba (Acig). O grupo levou para a rua Brusque a bruxa Befana, personagem natalina dos italianos. A auxiliar administrativo Celina Pontalti Vanderlinde foi quem deu vida à bruxa Befana no desfile.
“Aos poucos, os moradores de Guabiruba já começam a conhecer os personagens da cultura italiana. Para mim, é uma alegria poder representar a Befana, pois adoro estar envolvida com essas coisas culturais”, destaca.
Na cultura italiana, a bruxa Befana acompanha os três reis magos em busca do menino Jesus. No caminho, ela distribui doces para as crianças obedientes e carvão para aqueles que não obedecem.
Junto com o desfile, os moradores de Guabiruba aproveitaram o Festival Delícias de Natal, que encerra neste domingo, 4, às 21h, com apresentações culturais e gastronômicas.
Confira a programação
Domingo – 4/12
11h Abertura
13h Gui Canellas
15h30 Rogerinho las Flores
18h Valmir Bertotti
21h Encerramento
– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos