+

É homenagem que não acaba mais 

É homenagem que não acaba mais 

Papo de Bar

A Câmara de Vereadores de Brusque poderia mudar de nome para Câmara de Homenagens de Brusque. É força de homenagear gente! É claro que é importante homenagear as pessoas, mas já está ficando igual o ônibus da Praiana, qualquer um que levanta a mão na rua eles vão lá e fazem uma homenagem. Antigamente ser homenageado na Câmara de Vereadores era uma distinção enorme, hoje já virou uma coisa comum, como ganhar um cartão de uma relojoaria quando você faz aniversário. Deveriam repensar isso, limitar o número de homenagens, até porque esse tempo todo desperdiçado na sessão deveria ser usado para trabalhar em prol da comunidade!

Sugestão de nomes

Mas já que estão homenageando todo mundo, o Papo de Bar juntamente com uma daquelas empresas que fazem homenagens para todo mundo também, selecionou alguns nomes de pessoas que deveriam ser homenageados pela Câmara de Vereadores. Então segue a nossa “listra” para vocês apreciarem, só tem gente boa:

Pedro Paulo do Rosário, mais conhecido como Rui Chapéu do Planalto, que sagrou-se campeão do torneio de sinuca da Claraíba, competição que aconteceu no último final de semana e contou com a participação do lendário Baianinho de Mauá, que possui mais de 500 mil seguidores no seu Instagram.

Dona Alma de Jesus e Silva, maior plantadora de antúrios da região do bairro Limeira Baixa, mais conhecida como Alma dos Antúrios e que já distribuiu mudas para mais da metade da população brusquense, tornando a cidade a capital catarinense dessa planta.

Alzira de Oliveira Cândido, revendedora da Jequiti mais antiga da cidade de Brusque e que esteve em março no programa da filha do Sílvio Santos onde ganhou 20 mil reais no Roda a Roda Jequiti. Errou a capital de São Paulo, mas no resto foi muito bem.

Janilson Evaristo, Seu Passarinho, que fez em sua casa o maior tratador de passarinhos do bairro Poço Fundo e adjacências, onde se alimentam hoje aproximadamente mais de mil aves por dia. Seu Passarinho tinha mais de 150 gaiolas de passarinho em casa, mas após pedidos de sua neta Luiza (que não é a Mell!) resolveu vender tudo e com esse dinheiro pretende alimentar os passarinhos ao ar livre pelos próximos anos.

Dona Geninha Bertollazzi, uma doceira de mão cheia, muito conhecida de todos! Na infância sua mãe fazia diversos tipos de cuca, mas ela via que o seu pai, italiano da região de Trento, jamais comia o doce que era feito com tanto esmero. Muito puxa saco do pai, ela resolveu então desenvolver uma receita de cuca que ele gostasse e foi daí então que surgiu a famosa e tradicional cuca de vinho, que segundo ele era o melhor doce já feito na Terra. Receita essa que as mães também davam para os seus filhos comerem quando eles não queriam dormir, lá no tempo bom. Ela também é a responsável por uma outa receita muito conhecida que é a cuca de vinho com limão, mais tarde apelidada de cuca de caipira de vinho, outra delícia.

Zita dos Santos Lima, moradora do bairro Paquetá e a única mulher ainda viva que participou da preparação do primeiro cachorro quente de festa de igreja da Festa de Azambuja. Inclusive é dela a receita do molho que faz tanto sucesso ainda nos dias de hoje! Numa conta rápida, assim por cima, por sua mão já passaram mais de 450 mil linguicinhas.

João de Souza Aparício, Seu Joãozinho Capivara, que catalogou ao longo dos anos todas as capivaras que já residiram ao longo do Rio Itajaí Mirim desde o bairro Rio Branco até o bairro Limoeiro. Considerado a pessoa que mais entende de capivara no sul do Brasil, Seu Joãozinho inclusive quando passa a pé caminhando pela Beira-Rio as capivaras param e batem continência para ele, um gesto maravilhoso que deveria inclusive ser matéria do Discovery Channel, mas passou apenas uma vez rapidamente numa reportagem na TV Brusque. Também foi destaque no Jornal Nacional na semana passada após dar uma entrevista sobre a capivara Filó que foi retirada do seu tutor de maneira cruel.

Vilmar José Martins, o Zé da Patrola, primeiro funcionário da prefeitura que dirigiu uma patrola e que com a sua amarelinha patrolou quase 100% do território brusquense, eliminando centenas de milhares de buracos das estradas por essa cidade afora. Seu Zé da Patrola também ensinou mais de mil e quinhentos motoristas de patrola que já passaram pela prefeitura.

Miriam Joana Sbardellatti, a Mimi Bola Por Cima, que foi até anos atrás a maior vendedora de bolas de bocha do estado de Santa Catarina. Ao lado do seu marido, Paulo Pontinho, venderam seus produtos em todas as canchas de bocha do estado e até no Paraná e Rio Grande Sul. Vendiam também placares e também as trenas digitais para medir o ponto, novidade que trouxeram de uma excursão que fizeram com os netos para o Paraguai.

Dicas para uma vida saudável

Beba muita água
Evite frituras
Não use roupas apertadas
Não se preocupe com a vida dos outros
Não tente passar a perna em ninguém
Fique na sua zona de conforto SEMPRE que puder
E o mais importante: ligue o FODA-SE de vez em quando

 

 

Puxando o Saco

O “Puxando o Saco” dessa semana vai pros aniversariantes João Walendowsky, Leandro Stelzer, Sílvio Duarte (Pibe), Rafael Sophatti (Negão Temprano), Calão Beuting, Fábio Roberto de Souza, Anderson Habitzreuter, Juninho Debrassi, Wilson Novaes Filho, Paulo Roberto Melão (Nino), Zurico Frota, Ariel Wagner, Guilherme Bianchini, Vinícius Vicentini, Evelize Machado, Roberto Carlos Silveira (Beto), Eduardo Siemsem (Zucca) e Alisson Zanon (Bili). Já o “Puxando o Saco do Patrocinador” dessa semana vai pro meu amigo e compadre Neto Mafra, torcedor do Fluminense, que está de aniversário na segunda-feira. Abraço a todos, fiquem com Deus e ainda bem que não encontrei aquele meu amigo botafoguense essa semana porque olha, não está fácil, galego!

Sabedoria Butecular

“Preparem-se: vai começar o festival de fotos de gente passando frio na Serra do Corvo Branco, em Urubici!”

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo