Para evitar acidentes, Setram implanta lombadas e travessias elevadas no bairro São Pedro
Trecho em que ocorreram dois acidentes graves em menos de uma semana no primeiro semestre está incluso nos planos
Trecho em que ocorreram dois acidentes graves em menos de uma semana no primeiro semestre está incluso nos planos
A Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram) fará pelo menos três instalações no bairro São Pedro para coibir o excesso de velocidade de motoristas e motociclistas, que têm causado de simples a graves acidentes.
Na frente do supermercado Carol, na rua São Pedro, já foi instalada uma travessia elevada. Ao todo, são 18 pedidos recebidos pela pasta para medidas de limite de velocidade em todo o território brusquense.
Nas proximidades da rua Floriano Fischer e da subestação da Celesc será construída uma lombada. O trecho é uma das principais preocupações da Setram no bairro, sendo praticamente o mesmo no qual um motociclista morreu em 26 de abril, entre os números 2790 e 2881 da rua São Pedro, quase no limite com Guabiruba. A previsão é de que fique pronta até o fim desta semana.
“Como é um local com as valas de drenagem, a travessia elevada praticamente jogaria o pedestre para a vala, a não ser que fosse feita toda a tubulação da vala”, comenta o secretário da pasta, Renato Bianchi.
A terceira obra será localizada mais no início da extensa rua São Pedro, na altura da rua João dos Santos. Trata-se de outra lombada. “Temos vários pedidos pelo município e estamos fazendo aos poucos, pela questão de material e de pessoal. Funcionários que fazem as placas têm estado afastados na pandemia por terem mais de 60 anos, e devem voltar na metade do mês.
A rua São Pedro tem diversos trechos caracterizados pelo trânsito intenso de veículos pesados durante dias úteis, e por conduções em alta velocidade durante a noite ou fins de semana e feriados.
Bianchi avalia que a alta velocidade é um dos grandes problemas do município, e afirma que uma das causas é a lei municipal que não permite fiscalização eletrônica. Ele reitera a obrigação da pasta em sinalizar, mas que cabe à população respeitar a sinalização.
“Infelizmente há dificuldades de se respeitar os limites de velocidade. Se pegarmos todos os pedidos de lombada e travessia elevada e executarmos todos, o trânsito para. Estamos sempre vendo locais que causem menos transtornos, e quais que podem receber uma travessia elevada ou lombada sem risco de causar danos às construções nas margens com o tráfego de veículos pesados.”
Por volta das 15h de 2 de maio, sábado, uma colisão frontal entre duas motos deixou três pessoas feridas. Em 26 de abril, domingo, Reginaldo Cavalcanti da Silva, de 38 anos, morreu após perder o controle da moto e bater contra um muro da rua São Pedro. Segundo informações da Polícia Militar, o condutor da moto transitava na pista em velocidade acima da permitida e não estava habilitado.