Para evitar novo prejuízo, organização já elabora chamamento público para patrocínio da Fenarreco 2020
Neste ano, festa deixou de ganhar R$ 40 mil do Supermercado Angeloni por falta do procedimento legal
Neste ano, festa deixou de ganhar R$ 40 mil do Supermercado Angeloni por falta do procedimento legal
O prejuízo de R$ 355 mil da última edição da Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) acendeu o sinal de alerta na Prefeitura de Brusque, que estuda mudanças para a festa em 2020.
A Secretaria de Turismo já iniciou o estudo de alternativas para evitar que a principal festa da cidade fique no vermelho mais uma vez. Uma delas, é a organização de um chamamento público – procedimento que os órgãos públicos devem utilizar para firmar parcerias com organizações da sociedade civil – para angariar patrocínio para a festa.
Neste ano, a falta de um chamamento público impediu que a Fenarreco recebesse cerca de R$ 40 mil em patrocínio do Supermercado Angeloni. O pagamento foi sinalizado, entretanto, por não ter aberto o procedimento, a Secretaria de Turismo ficou impedida de receber o recurso.
O diretor de Turismo, Sidnei Dematé, explica que o chamamento público segue várias regras e precisa ter tempo hábil para ser lançado. De acordo com ele, a falta de tempo para fazer o procedimento foi o principal complicador neste ano. “Eu assumi em março. Fiquei durante dois meses só atendendo promotores de eventos da cidade e me inteirando da pasta. A organização da Fenarreco já estava em andamento com a mesma base do ano passado, por isso, muitas coisas passaram despercebidas, como essa questão do chamamento”, diz.
Dematé afirma que quando a organização se deu conta, já não havia mais tempo para abrir o procedimento, que não é uma prática comum na pasta. “Quando cheguei esbarrei na necessidade desses procedimentos. Sabemos que ficou muito a desejar. Não consegui fazer uma Fenarreco do jeito que imaginava”.
Para a próxima edição da festa, entretanto, a promessa é de melhorias na organização. Dematé afirma que já está em elaboração o edital para o chamamento público da festa em 2020. “Estamos trabalhando em cima dessas parcerias, com chamamento para a Fenarreco e outros eventos da cidade. Em breve deve ser encaminhado para o jurídico. No próximo ano também queremos trabalhar em cima do Plano Municipal de Turismo, junto com as entidades”.
O diretor de Turismo afirma ainda que o novo modelo da Fenarreco está em discussão e até fevereiro deve ser apresentado à população. “Estamos avançando nos estudo. No início do ano já teremos uma nova metodologia definida”.