Para-raio pega fogo e deixa prefeitura, Câmara e Fórum de Brusque sem energia elétrica
Problema gerou a dispensa dos servidores públicos da prefeitura e atrasou a sessão da Câmara
Problema gerou a dispensa dos servidores públicos da prefeitura e atrasou a sessão da Câmara
Por volta das 14h30 desta terça-feira, 15, um para-raio instalado na Prefeitura de Brusque pegou fogo e gerou queda de energia elétrica tanto na sede da administração municipal quanto na Câmara de Vereadores e no Fórum.
O incidente também prejudicou os outros prédios públicos porque o transformador da prefeitura gerencia os três imóveis.
Até o momento, a luz não retornou e, por isso, a sessão da Câmara que iniciaria às 16h ainda não começou. O presidente da Câmara, Jean Pirola, informou que os trabalhos iniciarão às 17h30 independentemente do retorno da luz.
A falta de energia também gerou a dispensa dos servidores públicos da prefeitura.
Segundo o gerente da Celesc de Brusque, Pedro Tridapalli, como o transformador é particular, não cabe à Celesc resolver o problema. A própria prefeitura precisa contratar uma empresa terceirizada.
Ele diz ainda que o incidente deve ter ocorrido por sobrecarga ou por falta de manutenção. De acordo com o gerente, os para-raios precisam de manutenção anual, do contrário, podem “estourar” a qualquer momento.
Bairros
Alguns pontos dos bairros Dom Joaquim, Jardim Maluche, Azambuja e Centro II também estão sem energia elétrica. Segundo Tridapalli, a equipe da Celesc está no Dom Joaquim resolvendo o problema e, posteriormente, seguirá para os outros bairros.
Botuverá e Guabiruba
Os bairros Lageado Alto e Chapadão Figueira, em Botuverá, e Lageado Alto e Lageado Baixo, em Guabiruba, também estão sem energia elétrica. Nos quatro bairros, o problema, afirma Tridapali, está associado à queda de vegetação na rede devido às chuvas de ontem à noite. Duas equipes trabalham em Botuverá e duas em Guabiruba. A luz deve retornar ainda no final da tarde.