ParaCopa Sesc é aberta oficialmente com cerimônia e jogos de basquete em cadeira de rodas

Evento vai à sua nona edição, após dois anos sendo realizado de forma online

ParaCopa Sesc é aberta oficialmente com cerimônia e jogos de basquete em cadeira de rodas

Evento vai à sua nona edição, após dois anos sendo realizado de forma online

A nona edição da ParaCopa Sesc foi aberta oficialmente em cerimônia nesta sexta-feira, 23, no Sesc de Brusque, com a presença de paratletas, técnicos, dirigentes e autoridades. O evento vai até domingo, 25, quando serão disputadas as partidas finais e a premiação. Em 2022, a ParaCopa volta a ser presencial, depois de dois anos de edições virtuais por conta da pandemia.

Logo após a cerimônia, começaram os jogos do torneio de basquete, com a Apedeb, de Brusque, enfrentando Florianópolis. A rodada da noite terminou com Joinville x Caçador. O evento tem sido uma das tradicionais competições do paradesporto catarinense, com origem na Copa Santa Catarina de basquete em cadeira de rodas, de 2007.

O presidente da Federação Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas, Hamilton da Costa Cidral, citou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, na quarta-feira, 21, e fez menção especial a duas equipes do torneio de basquete em cadeira de rodas: o Spartacus, de Caçador, pelo trabalho para o desenvolvimento da equipe; e o time de Criciúma, um dos pioneiros da modalidade no estado, que está retornando às atividades.

O diretor-geral da Fundação Municipal de Esportes (FME), Edson Garcia, destacou a tradição de Brusque no esporte, citando a criação dos Jogos Abertos de Santa Catarina. “Estamos com a Arena Brusque de portas abertas com o alojamento. Esperamos que estejam bem acomodados, e que todos tenham uma boa competição”.

Representando a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina, o presidente do Sindicado do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), Marcelo Gevaerd, convidou as delegações visitantes a aproveitarem a cidade e quer que a ParaCopa Sesc cresça no futuro. “Quem sabe, no futuro, tenhamos algo muito maior. Que tenhamos bons três dias aqui.”

A cerimônia teve também uma apresentação turma de crianças alunas de jazz preparatório do Sesc, além do juramento feito pelo atleta Marcos Schmidt, e uma moção de aplausos a João Padilha, atleta da Seleção Brasileira Sub-23 de basquete em cadeira de rodas.

Também estiveram presentes o gerente do Sesc de Brusque, Emerson Borges Goulart; o presidente da Câmara de Brusque, Alessandro Simas; o diretor do Senac Fabiano Battisti Archer; a diretora do Lar Menino Deus, Helena Dias; o comandante do Tiro de Guerra 05/005, subtenente Ivan Silva Santos; e o presidente da Associação de Surdos de Brusque, André Roberto Fachini.

Torneios

As competições começaram, de fato, em 10 de setembro. No tênis de mesa feminino para deficientes auditivas, a campeã foi a brusquense Castrine Muller Raise, que venceu Bianca Nogueira, de Criciúma, por 2 sets a 0. No naipe masculino, Leonildo de Oliveira, de Videira, venceu Ronaldo Franco de Aguiar, de Florianópolis, pelo mesmo placar.

No futsal para deficientes auditivos, a Asbru, de Brusque, foi a campeã, vencendo a AC Joinville por 5 a 2. O terceiro lugar ficou com a Aspa, de Palhoça, que bateu Criciúma por 2 a 0 na decisão pelo bronze. Itajaí e a AGSF, de Florianópolis, também participaram.

Outras modalidades da ParaCopa Sesc são vôlei, basquete e xadrez.

Curso

Professores da rede pública e privada em geral puderam participar gratuitamente do curso de capacitação Esporte Adaptado na Educação Física Escolar, ministrado pela professora Dra. Bruna Seron.


– Assista agora:
Saiba como deixar seu quarto moderno e confortável


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo