ParaCopa Sesc começa nesta sexta-feira, com palestra de ídolo paralímpico
Programação contém diversas competições e oficinas
Programação contém diversas competições e oficinas
A ParaCopa Sesc chega a sua 10ª edição em 2023, com vasta programação de oficinas e competições no Sesc Brusque, de sexta-feira, 25, se estendendo até 30 de setembro. A abertura será às 17h30 de sexta-feira, 25, com palestra do ex-nadador paralímpico Clodoaldo Silva. O objetivo do evento é fortalecer a inclusão, a acessibilidade e a integração através do esporte.
O palestrante da abertura, Clodoaldo Silva, disputou cinco edições de Paralimpíadas (2000, 2004, 2008, 2012 e 2016). Conquistou seis ouros, seis pratas e dois bronzes, e foi quem conduziu a tocha olímpica à pira dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Também tem 13 ouros e seis pratas em Jogos Parapan-Americanos. Atualmente, é apresentador, comentarista, consultor em acessibilidade e inclusão, palestrante e colunista do portal UOL.
O técnico de atividades da unidade Sesc Brusque, Gustavo Josende Caetano, destaca a relevância que a Paracopa vem ganhando durante sua história:
“A ParaCopa Sesc em Brusque se tornou, ao longo dos anos, um evento de referência nacional em atividades esportivas paralímpicas, palestras e oficinas. Ao longo destes 10 anos, pudemos ver o crescimento do interesse do público pelo paradesporto, bem como o envolvimento da comunidade com as atividades.”
“O Sesc tornou-se referência nas ações de inclusão através do esporte em Brusque, e isso está sendo disseminado para as unidades de Santa Catarina, com melhorias na acessibilidade para todos e capacitações com colaboradores para melhorar o atendimento ao público. O Sesc-SC hoje tem uma relevância junto a entidades e associações que atuam com pessoas especiais, e isso se deve muito à ParaCopa. Foi aberta uma porta com o paradesporto, que uniu a nossa instituição e a comunidade brusquense em prol da causa da inclusão”, completa.
O primeiro dia da ParaCopa Sesc terá também uma partida de basquete sobre cadeira de rodas, entre Apedeb/Sesc (Brusque) e Aflodef (Florianópolis), às 19h30. O confronto é válido pela primeira rodada da Copa Santa Catarina. A competição também conta com o Cepe, de Joinville, e o Spartacus, de Caçador.
19h30 – Apedeb (Brusque) x Aflodef (Florianópolis)
9h – Cepe (Joinville) x Spartacus (Caçador)
15h – Vencedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
17h – Vencedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1
09h – decisão de terceiro lugar
11h – final
A ParaCopa tem também nove oficinas que serão realizadas de terça-feira, 29, a quinta-feira, 31.
14h às 14h50 – Basquete em cadeira de rodas
15h10 às 16h – Bocha paralímpica
14h às 14h50 – Handebol em cadeira de rodas
15h10 às 16h – Atletismo Paralímpico
9h10 às 10h – Basquete em cadeira de rodas
10h20 às 11h – Bocha paralímpica
14h às 14h50 – Futsal 5 para pessoas com deficiência visual
15h10 às 16h – Basquete em cadeira de rodas
Em 16 de setembro, serão disputadas competições xadrez para deficientes visuais, com o evento terminando em 30 de setembro, com campeonatos de futebol e vôlei para deficientes auditivos.
De 9 a 11 de novembro, no Sesc Joinville, a ParaCopa Sesc continua, com modalidades esportivas adaptadas para pessoas com deficiência (PcDs) e ações educativas.
Após caminhoneiro elogiar Brusque, paraense se muda para empreender na cidade: