ParaCopa Sesc é aberta oficialmente com cerimônia e palestra de Clodoaldo Silva

Evento tem competição de basquete sobre cadeira de rodas no fim de semana, seguida de oficinas paradesportivas

ParaCopa Sesc é aberta oficialmente com cerimônia e palestra de Clodoaldo Silva

Evento tem competição de basquete sobre cadeira de rodas no fim de semana, seguida de oficinas paradesportivas

A 10ª ParaCopa Sesc foi aberta oficialmente nesta sexta-feira, 25, no ginásio do Sesc Brusque, com dezenas de paratletas de diversas modalidades e a presença de Clodoaldo Silva, dono com 14 medalhas em Paralimpíadas. A cerimônia de abertura terminou com a palestra do ex-nadador, que volta a participar de uma edição.

“Tenho grandes amigos em Brusque, como o Matheus Rheine e o Soelito Gohr. Estive na primeira ParaCopa aqui, e já estive outras vezes. Estou superfeliz de estar aqui passando uma mensagem, minhas vivências, de uma pessoa com deficiência que venceu no esporte, que está vencendo na vida”, comenta Clodoaldo.

Para o ex-nadador paralímpico, dono de 42 medalhas entre Paralimpíadas, Jogos Parapan-Americanos e Mundiais, eventos como a ParaCopa são fundamentais para o fortalecimento do paradesporto. “Quando uma grande instituição como o Sesc está olhando para o segmento da pessoa com deficiência, do paradesporto, acaba dando credibilidade para o desenvolvimento. Serve de exemplo para que outras instituições possam realizar estas mesmas atividades.”

Clodoaldo considera que as modalidades paradesportivas vêm se desenvolvendo ao longo dos anos por conta do investimento público no Brasil. Um exemplo está em alguns paratletas que, hoje, conseguem viver do esporte. Ele cita ainda a Lei Agnelo/Piva (10.264/2001) como marco inicial deste processo de fomento. A iniciativa privada, por outro lado, poderia estar mais envolvida, conforme sua avaliação.

Clodoaldo Silva ParaCopa Sesc
Foto: João Vítor Roberge/O Município

“Na maioria das vezes, são empresas públicas que apoiam o paradesporto. As empresas privadas têm que acreditar no esporte da inclusão da pessoa com deficiência e associar sua imagem. Fui atleta de alto rendimento, ganhei várias medalhas em Paralimpíadas, sempre contei com apoio de empresas estatais e privadas. Mas, na maioria das vezes, a empresa privada ainda não viu este potencial em atletas paralímpicos.”

Durante a entrevista, Clodoaldo Silva encontrou Matheus Rheine. No início do mês, o nadador brusquense conquistou uma medalha de ouro e uma de bronze em provas de revezamento no Mundial de Natação Paralímpica, disputado em Manchester, na Inglaterra.

Há vários anos trabalhando com iniciativas dentro do paradesporto, o técnico de atividades da unidade Sesc Brusque, Gustavo Josende Caetano, percebe uma visibilidade maior das competições.

“Estava conversando com o Clodoaldo, sobre como há algumas semanas ele era comentarista no Mundial de Natação Paralímpica e o Matheus [Rheine] estava competindo lá. Lá atrás, quando comecei a trabalhar com paradesporto, a divulgação era muito pequena. Hoje é muito diferente. O que é divulgado hoje aqui pode chegar no mundo todo. E também temos acesso a atividades ao redor do mundo que podemos trazer para cá.”

A programação segue ao longo deste fim de semana com a sequência da Copa Santa Catarina de basquete sobre cadeira de rodas. A final será disputada às 11h deste domingo, 27, no ginásio do Sesc.

Sábado, 26/08

9h – Cepe (Joinville) x Spartacus (Caçador)
15h – Vencedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
17h – Vencedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 1

Domingo, 27/08

09h – decisão de terceiro lugar
11h – final

Oficinas e competições

A ParaCopa tem também nove oficinas que serão realizadas de terça-feira, 29, a quinta-feira, 31.

Terça-feira, 29

14h às 14h50 – Basquete em cadeira de rodas
15h10 às 16h – Bocha paralímpica

Quarta-feira, 30

14h às 14h50 – Handebol em cadeira de rodas
15h10 às 16h – Atletismo Paralímpico

Quinta-feira, 31

9h10 às 10h – Basquete em cadeira de rodas
10h20 às 11h – Bocha paralímpica
14h às 14h50 – Futsal 5 para pessoas com deficiência visual
15h10 às 16h – Basquete em cadeira de rodas

Em 16 de setembro, serão disputadas competições xadrez para deficientes visuais, com o evento terminando em 30 de setembro, com campeonatos de futebol e vôlei para deficientes auditivos.

ParaCopa
Foto: João Vítor Roberge/O Município
Clodoaldo Silva ParaCopa Sesc
Foto: João Vítor Roberge/O Município
Clodoaldo Silva ParaCopa Sesc
João Vítor Roberge/O Município

Veja agora mesmo!

Russa conhece marido praticando inglês on-line e adota Brusque como lar:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo