X
X

Buscar

Paratletas de Brusque iniciam a disputa do 11º Parajasc

A competição começa neste sábado, 25, em São Miguel do Oeste

Os atletas especiais de Brusque iniciam a partir deste sábado mais uma edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). A competição começa amanhã em São Miguel do Oeste e segue até a próxima quinta-feira. A delegação brusquense será representada por 85 pessoas, incluindo dirigentes, técnicos e acompanhantes.

Os atletas vão competir nas modalidades de atletismo, basquetebol, bocha, futsal, natação, tênis de mesa e xadrez. Os esportistas são subdivididos em deficiência física (DF), auditiva (DA), intelectual (DI) e visual (DV).

Para o superintendente interino da Fundação Municipal de Esportes de Brusque (FME), Delmar Tondolo, a expectativa é de que a cidade traga bons resultados do meio-oeste catarinense. “Ano passado ficamos em terceiro na colocação geral.

Queremos repetir essa marca. Conseguimos também ser campeão geral na DI”, enfatiza. Além das conquistas, Tondolo ressalta a importância social dos jogos. “Os resultados são importantes, mas vale destacar que o que importa é a valorização, a integração e a superação desses atletas”, observa.

A maior parte dos representantes de Brusque são os deficientes intelectuais, 38. A expectativa é de que a cidade conte ainda com a participação de 12 deficientes auditivos, 4 visuais e 6 físicos. Para Marcos Maestri, responsável por coordenador a maior delegação de atletas, a cidade tem tudo para repetir o bom desempenho do ano passado.

A meta é manter o título da DI. A confiança está sobretudo na natação feminina, principal favorita ao ouro em São Miguel do Oeste. “A natação é nossa. Assino embaixo e ninguém tira (o título), pois temos atletas sobrando para disputar a modalidade. As outras disputas vão depender da evolução das demais cidades, mas vamos lutar para trazer os mesmos resultados este ano”, observa.

Criados em 2005, os Parajasc são um evento de inclusão e integração à sociedade por meio do esporte. A 11ª edição do Parajasc vai contar com cerca de 2,5 mil atletas durante os seis dias de competição.