Parceria pelo Clima: comitiva brusquense viaja à Alemanha em ação que faz parte do projeto
Projeto visa mitigar os impactos negativos da mudança climática
Projeto visa mitigar os impactos negativos da mudança climática
Uma comitiva brusquense embarca para a Alemanha em uma viagem técnica para o Distrito de Karlsruhe nesta sexta-feira, 16. A ação faz parte do projeto 50 Parcerias Pelo Clima, que visa mitigar os impactos negativos da mudança climática.
Fazem parte da delegação, o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina, representando o prefeito André Vechi, a superintendente da Fundema, Ana Helena Boss; a engenheira ambiental Amabilly Schvambach; o assessor de comunicação do projeto, Rodrigo Fischer da Silveira; a diretora de Gabinete, Bruna Pereira; a jornalista, Clarissa dos Santos Padilha; a coordenadora do GeoBrusque, Camila da Silva; e a reitora da Unifebe, Rosemari Glatz.
O secretário William Molina explica que este é um momento de conhecer novas tecnologias e ver novas possibilidades para Brusque.
“Vamos reforçar essa parceria que a gente já tem há bastante tempo, com as nossas cidades coirmãs da Alemanha, tratar principalmente de dois projetos, que é o das abelhas e o principal: que é o Ecobarreiras, que vai possibilitar o estudo não só de retirar resíduos sólidos de grande porte do rio, mas também micropartículas. Isso vai facilitar a captação da água para o tratamento do Samae e também para a redução de poluentes no nosso rio. Esse é o principal projeto que temos nesse ano, que nós temos que defender nessa parceria”.
No domingo, 18, o grupo visitará a agência de energia em Bretten e também uma feira de exposição local sobre energia solar. Já na segunda-feira, 19, a programação contempla workshop sobre as parcerias municipais para sustentabilidade.
Na terça-feira, 20, o grupo conhecerá o sistema de tratamento de água em Bruchsal e os serviços públicos municipais da cidade. À tarde o grupo conhecerá a estação de energia geotérmica Graben-Neudorf. O dia termina com palestra sobre o tema no local.
Na quarta-feira, 21, a programação inclui visita à Universidade de Karlsruhe, reunião na cidade de Bretten, onde o grupo também conhecerá os serviços públicos municipais e o centro histórico. Na quinta-feira, 22, o grupo visita a Associação de Transporte de Karlsruhe, o plano de mobilidade, área portuária, o sistema de transporte público e o projeto Abelha.
Na sexta-feira, 23, haverá reunião com o escritório de planejamento territorial sobre o Atlas Solar, com o departamento de Escolas e Cultura e visita guiada à feira nacional de Jardins.
No sábado, 24, a programação inclui participação a Klimaarena, parque com exposições sobre mudanças climáticas e inovação.
No domingo (24), último dia de programação, o grupo conhecerá a Floresta Negra e os impactos da mudança climática no local. Na segunda-feira, 26, a delegação retorna ao Brasil, onde deve chegar na terça-feira, 27.
Para a superintendente da Fundema, a viagem da delegação é uma oportunidade para estreitar os laços entre os municípios. “Podemos ver muitas coisas in loco, discutir os projetos em andamento e alinhar os próximos passos da parceria”.
Por meio do projeto “50 Parcerias pelo Clima”, iniciado em 2016, Brusque atualmente está em fase de execução de dois projetos: Atlas Solar e troca da iluminação pública por luminárias Led, que está em fase de finalização. Também envolveu o projeto de Mobilidade Sustentável, que contou com workshops de alunos alemães que vieram a Brusque e também com a parceria da Unifebe, que possibilitou a ida de acadêmicos para a Alemanha.
“Mar se tornou sepultura de muitos imigrantes”: como o dialeto bergamasco chegou a Botuverá