X
X

Buscar

Parceria promissora trará escolinha de ciclismo para Brusque

A cidade terá escolinha de ciclismo através de ação da FCC, Brucicle e FME

O presidente da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), João Carlos Andrade, esteve em Brusque na sexta-feira, 20, para anunciar a criação de uma escolinha de base no município.

A medida visa estimular o desenvolvimento do esporte em algumas cidades. Segundo Andrade, a cidade foi escolhida para ser o município pioneiro em razão da tradição no esporte.

O presidente da FCC citou todo o protagonismo do município no cenário estadual e nacional, contribuindo com atletas de ponta. Citou por exemplo os ciclistas olímpicos Murilo Fischer e também uma das grandes revelações nacionais, o jovem André Eduardo Gohr.
O projeto
O projeto tem parceria da FFC com a Brucicle e a Fundação Municipal de Esportes de Brusque (FME). A ideia é oportunizar aulas aos alunos por meio do programa Arthurzinho, da prefeitura. A FCC entra com a cessão de cinco bicicletas profissionais, que já estão de posse da Brucicle, responsável pela modalidade na cidade.

“Era um sonho antigo da federação ter essa oportunidade de contemplar os filiados. Algo que também acontecerá em outro municípios, mas pela história que Brusque tem no esporte, nada mais justo que começasse aqui”, comenta Andrade. “Dizem que aqui [em Brusque], se plantando, tudo dá, então temos que estimular isso”.
As aulas serão ministradas no Automóvel Kart Clube, que já ofereceu o espaço para representantes do ciclismo brusquense. A expectativa é de que a atividade comece em abril.

Segundo o coordenador de Esportes e Participação da FME e técnico da Brucicle, Eduardo Henrique Gohr, a ação permitirá que novos atletas sejam formados. Ele anunciou que o município voltará a ter o campeonato de escolinhas, o que possibilitará a avaliação de ciclistas de potencial. “É uma ação interessante que já nos permitiu a revelação de muitos talentos no passado. Queremos resgatar isso”, argumenta.

O superintendente da FME, Deivis Silva, destaca que a escolinha será o passo inicial para um trabalho que já vem sendo realizado com bons resultados no município. “É uma parceria importante de iniciação esportiva fruto do incansável trabalho do Eduardo Gohr, que chega para agregar ao trabalho vitorioso que já existe na cidade”, comenta.