X
X

Buscar

Parede do Shopping Gracher se transforma em mural gigante no Centro de Brusque

Artista Lucas Nowall, do Projeto Sem Muros, é o responsável por dar mais cor à rua Rodrigues Alves

A rua Rodrigues Alves, no Centro de Brusque, está ganhando novas cores pelas mãos do artista Lucas Nowall, do Projeto Sem Muros. Aos poucos, uma das paredes do Shopping Gracher está se transformando em um grande mural, e chamando a atenção de quem passa pelo local.

A intervenção artística é financiada pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio de recursos das empresas Zen, Stock Archer, Florisa Tinturaria e Ceramfix.

Ao todo, o mural terá 1.132 metros quadrados e será o maior da cidade. Provavelmente, também será o maior da região. A obra deve ser finalizada no fim de fevereiro.


“Inicialmente, o projeto era para intervenção em três outras paredes, mas acabou não acontecendo. Consegui o contato com o Shopping Gracher e eles mostraram interesse em fazer uma intervenção artística e eu estava precisando de uma parede, então deu certo”, conta Lucas.

No começo, o espaço utilizado pelo projeto no shopping seria bem menor, mas após o artista apresentar o pré-layout, a empresa se animou e decidiu ampliar para toda a parede. “Todo mundo que passar ali pela rua do INSS vai perceber o mural”, destaca.

O tema escolhido não poderia ser diferente: cinema. Lucas se inspirou no livro ‘Gracher: uma empresa faz 100 anos’, de autoria de Saulo Adami, Nayr Gracher e Tina Rosa, para desenvolver a arte. 

O livro conta a trajetória de sucesso de Carlos Gracher como empreendedor, que iniciou com uma hospedaria, que prosperou e deu origem a bares, salas de cinema, restaurantes e o shopping. “Busquei a temática do cinema, que tem tudo a ver com o shopping, faz parte da história do empreendimento, que é um grande fomentador de cultura e arte para Brusque há muito tempo”, diz.

De acordo com o artista, o mural receberá o nome “Corações Generosos”, que está ligado com a história do cinema em Brusque. “O nome tem a ver com o que a empresa fazia lá no início, quando proporcionava entrada gratuita no cinema, fornecendo cultura para todos”.

Uma das administradoras do Shopping e Hotel Gracher, Gisela Gracher Stieven, afirma que a intervenção artística está ganhando uma repercussão muito positiva na cidade. “O resultado realmente está muito bom. As pessoas estão surpresas e curiosas para ver, e isso é só um pedacinho, já que o mural vai ocupar a parede inteira”.

De acordo com ela, a intenção é que outras empresas invistam em iniciativas como esta. “Vai atingir o objetivo do artista, que é divulgar o trabalho dele, e também o nosso, que é ter um espaço agradável e inclusivo na cidade. Com certeza, é o pontapé inicial para que outras empresas apostem neste tipo de arte”.

Trabalho diário

O trabalho no mural teve início neste mês de janeiro. Todos os dias, Lucas inicia a pintura por volta das 5 horas da manhã, um horário em que ainda não há tanto movimento na rua e também está mais fresco. O trabalho segue até por volta das 14h.

Lucas explica que a pintura deve levar mais um mês para ser concluída, porque ainda há a alteração de posição do andaime, que é complexa, e também depende das condições climáticas.

Filho e neto de artistas plásticos, Lucas cresceu cercado pelo mundo das artes e, naturalmente, seguiu o caminho do pai e do avô. Em março de 2020, ele foi o responsável por dar cor às ruínas do casarão Schaefer, no Centro de Brusque. 

Com a repercussão positiva da intervenção feita no casarão, viu a possibilidade de levar a arte para outras paredes de Brusque, e foi assim que surgiu o Projeto Sem Muros, que realiza workshops de pintura e faz trabalho de iniciação artística nas escolas.

No Instagram @projeto.sem.muros é possível acompanhar todo o processo de pintura do mural por meio de fotos e vídeos.


– Assista agora:
Quais os impactos da volta às aulas na saúde mental das crianças? Psicólogo fala sobre desafios