Paróquia São Luís Gonzaga celebra 119 anos da presença dehoniana em Brusque
Evento de comemoração foi realizado nesta quarta-feira
A Paróquia São Luís Gonzaga celebrou os 119 anos da presença dehoniana na igreja nesta quarta-feira, 4, na Igreja Matriz. As celebrações foram realizadas durante uma missa.
A missa foi presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv, e concelebrada pelos vigários, padre Paulo Vanderlei Riffel, padre. Rodrigo Fernando Tascheck, padre Paulo Eurico Krautler e padre Jaime Ludwig.
Ao longo da celebração, padre Diomar falou sobre a importância da data e como a chegada dos dehonianos em Brusque transformou a vida cristã local e se reflete até hoje. “A Paróquia São Luís Gonzaga celebra seus 150 anos e, desde 1904, os padres dehonianos, que eram missionários alemães, assumiram a paróquia. Ou seja, aqui foi como ‘o berço dos dehonianos’, onde, ao longo dos anos, eles lideraram compromissos e deixaram a marca da congregação, já que expandiram não só a paróquia, mas também o Colégio e Faculdade São Luiz, a formação dos padres no Convento, a Casa Padre Dehon, entre outros.
Demais festividades
Durante a homilia, o pároco fez alusão a outras importantes datas: a Novena de Nossa Senhora Aparecida, de Carlo Acutis e Dia de São Francisco de Assis, celebrado em 4 de outubro. “Esta celebração é muito especial, pois estamos unidos a estas outras situações da vida da Igreja. Nos unimos ao resto do país na Novena de Nossa Senhora Aparecida, em que lembramos do Ano Vocacional”, contou. Ainda na fala do padre, o tema ilumina esse tempo da novena.
Da mesma forma, padre Diomar evidenciou ainda o início de um importante momento para a Igreja: o Sínodo. “Esse tempo bonito em que bispos e leigos, junto com o papa, refletem sobre a Igreja, dando novas indicações e reforçando alguns valores. Tudo isso se torna prece, louvor, gratidão e que isso possa nos ajudar a viver bem a nossa fé aqui em Brusque”, enfatizou o pároco a respeito da importância das datas festivas, que fazem memória a importantes movimentos da fé cristã.
Assista agora mesmo!
Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha: