X
X

Buscar

Paróquia São Luís Gonzaga celebra missa em honra ao padroeiro

Inauguração do Memorial e lançamento do Álbum de Figurinhas marcaram a solenidade

A Paróquia São Luís Gonzaga celebrou nesta quarta-feira, 21 de junho, a missa festiva em honra ao seu padroeiro. Realizada na igreja Matriz, a celebração foi presidida pelo padre Tiago Araújo e concelebrada pelo pároco, padre Diomar Romaniv e pelos padres Adilson José Colombi, Aléssio da Rosa, Eurico Krautler, Jaime Ludwig, Mariano Weizenmann, Paulo Riffel, Rodrigo Taschek, Silvano Borba e Silvano João da Costa.

O padroeiro

São Luís Gonzaga foi apresentado a Deus por sua mãe, ainda criança e, desde então, começou a se interessar pelos caminhos da fé. Aos 23 anos, no ímpeto de ajudar os doentes que estavam convalescendo devido a uma peste, em Roma, contraiu a doença e, pouco tempo depois, em 21 de junho de 1591, veio a falecer.

Ao tornar-se santo, São Luís Gonzaga passou a ser inspiração por suas atitudes, espiritualidade e virtudes que marcaram a sua trajetória de vida, sendo considerado Patrono da Juventude, dos Estudantes e intercessor pelos doentes da Aids.

Paróquia São Luís Gonzaga/Divulgação

Durante a homilia, padre Tiago relembrou a breve, mas significativa história do padroeiro. Através de uma das últimas cartas que São Luís escreveu à sua mãe, antes de falecer, o religioso ressaltou os ensinamentos do padroeiro. “São Luís Gonzaga nos ensina que devemos ter desejo do céu, precisamos permanecer unidos a Jesus e a Deus Pai para que, constantemente, essa vontade cresça em nosso coração. Foi isso que São Luís buscou ao longo de sua curta jornada existencial”, refletiu.

Ele ainda afirma que assim como São Luís, a vocação da Paróquia é guiar seu povo no caminho da fé, rumo ao céu e à salvação.

Padroeiro da Juventude

O pároco padre, Diomar Romaniv, explica que São Luís viveu sua fé de maneira muito madura e deixou um legado que inspira muitos jovens. “Hoje nos reunimos como paróquia para celebrar nosso protetor. Envolvemos as crianças e adolescentes nesse momento, pois tem sido uma marca desse novo tempo na nossa Igreja, as famílias reunidas participando das missas e vivendo a fé. Isso mostra o protagonismo da juventude em nossa paróquia, e queremos louvar e agradecer a Deus por isto”, comenta.

Memorial do Jubileu

Este ano a festa do padroeiro também foi marcada pela entrega do Memorial do Ano Jubilar. O espaço, localizado na lateral interna da igreja, foi preparado para expor as relíquias recebidas ao longo do ano jubilar e tornar permanente esses momentos tão especiais.

Entre os presentes estão a relíquia de São Luís Gonzaga, a de São João Paulo II e a do Beato Carlo Acutis. Além da bênção apostólica enviada pelo Papa Francisco e a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, recebida durante uma peregrinação ao Santuário Nacional, no ano passado.

“Com o Memorial queremos que os presentes que recebemos e que fazem parte da história desta paróquia, possam estar mais perto dos fiéis para que eles tenham um momento de veneração e oração pessoal”, finaliza padre Diomar.
Além do Memorial, ao final da celebração foi lançado o Álbum de Figurinhas do Jubileu que recorda, através de fotos, momentos marcantes do ano Jubilar de 150 anos da Paróquia. O Álbum está disponível para a comercialização à comunidade, na secretaria paroquial.

Leia também:

1. Calçada do Parque Linear é danificada antes mesmo do fim das obras em Brusque
2. Procon alerta para falsos e-mails enviados moradores de Santa Catarina
3. Juíza da Comarca de Brusque será investigada pelo Conselho Nacional de Justiça
4. Empresa dona de submarino com destino ao Titanic confirma que tripulantes morreram
5. VÍDEO – Rua coberta de barro provoca capotamento e queda de moto no Aymoré, em Guabiruba


Assista agora mesmo!

“Comunidade usa sino para espantar tempestades no Lageado Alto: