Paróquia São Luís Gonzaga dá início às Santas Missões Redentoristas; veja cronograma
Missionários percorrerão as comunidades durante todo o mês de agosto
Missionários percorrerão as comunidades durante todo o mês de agosto
A missa das 19h da quinta-feira, 3, na igreja Matriz, foi marcada pela abertura das Santas Missões Redentoristas, que acontecerão durante todo o mês de agosto nas 12 comunidades que integram a Paróquia São Luís Gonzaga. A celebração foi presidida pelo padre Ezequiel Bridi e concelebrada pelos sacerdotes Raimundo Pereira de Lima, Inácio Gebert; o pároco, padre Diomar Romaniv; e os vigários, padres Adilson Colombi, Eurico Krautler, Jaime Ludwig, Paulo Riffel e Rodrigo Tacheski.
O pároco, padre Diomar, explica que o projeto já vem sendo realizado desde outubro do ano passado e, agora, entra em período conhecido como “Tempo forte”, no qual os próprios padres missionários redentoristas visitarão as casas, propondo momentos de evangelização.
“O tempo forte foi planejado justamente no final do Jubileu para recordar a todos que depois de um ano de graças e bênçãos, é hora de se colocar à caminho e ir ao encontro da comunidade, levando a boa notícia de que Deus habita essa cidade e vive entre nós. Além disso, o mês de agosto na Igreja tem a marca vocacional e queremos vivenciar isso com alegria”, comenta padre Diomar.
Ele ainda enfatiza que o principal objetivo das missões é de contribuir com a evangelização dos paroquianos, através de uma Igreja que vai ao encontro dos seus fiéis.
“A Igreja Católica é aberta e sempre disposta a acolher, mas também vai até o seu povo. Queremos trazer de volta aquelas pessoas que, por algum motivo, se afastaram da vida em comunidade, e acolher aqueles que ainda não nos conhecem”, ressalta.
Os padres missionários redentoristas Ezequiel, Raimundo e Inácio, chegaram à paróquia com grandes expectativas e entusiasmo para o serviço. Eles contam que, pela experiência vivida na pré-missão, junto da comunidade, o tempo forte tem sido bastante esperado.
“A expectativa é de fazer acontecer as Santas Missões Redentoristas de uma forma que expresse a grandeza deste momento: os 150 anos da Paróquia São Luís Gonzaga. Vamos levar a mensagem de que Cristo continua vivo e renova nossa vida e esperança, sobretudo das pessoas que caminham nesta fé”, pontua padre Ezequiel.
Ele ainda frisa que cada comunidade receberá um padre redentorista por cerca de sete dias, e, neste período, há todo um cronograma definido com o intuito de aprofundar a fé e a espiritualidade.
“É algo dinâmico, cada dia tem sua simbologia, as celebrações, bênçãos de objetos, da água e da saúde. E outros momentos, como o da família, juventude e crianças. Com certeza vai mexer muito com cada comunidade e, sobretudo, com pessoas que às vezes estão um pouco distantes na fé e, sem se dar conta, vão se afastando da vida em Cristo. Por isso, o propósito da missão é fortalecer os nossos vínculos com a comunidade, onde Jesus é o centro e Ele nos une”, fala padre Ezequiel.
Padre Raimundo também destaca que durante o tempo de preparação para as missões os voluntários já estavam engajados com esse propósito. “Estamos muito animados para iniciar o tempo forte porque desde a pré-missão já percebemos a expectativas do povo, que está se organizando. Tenho certeza de que será um momento muito especial e importante”, pontua.
Da mesma forma fala padre Inácio. “Sinto que o despertar do sentimento nas pessoas para fazer acontecer a missão. Durante a preparação foi possível ver que o trabalho já rende frutos, grupos que iniciaram com duas ou três pessoas já dobraram ou triplicaram de tamanho. Então é perceptível o entusiasmo e alegria com que o tempo forte é esperado pelas comunidades”, finaliza.
As Santas Missões Redentoristas acontecem de 4 de agosto a 2 de setembro.
De 4 a 9 de agosto, nas seguintes comunidades:
De 10 a 16 de agosto, nas seguintes comunidades:
Dia 17 de agosto – dia de descanso dos missionários
De 18 a 24 de agosto, nas seguintes comunidades:
De 25 de agosto a 2 de setembro, nas seguintes comunidades:
Dia 2 de setembro, encerramento das missões às 19h, com missa solene na igreja Matriz.
Desenvolvedor de Guiné-Bissau, na África, conheceu Brusque após contato no LinkedIn: