Paróquia São Luís Gonzaga lança a Campanha da Fraternidade 2023
Fraternidade e fome é o tema proposto deste ano
A Paróquia São Luís Gonzaga lançou a Campanha da Fraternidade de 2023 na manhã desta terça-feira, 21. A ação tem como tema Fraternidade e fome, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O lançamento contou com profissionais da imprensa, com a presença do pároco da Paróquia, padre Diomar Romaniv, e da assistente social e coordenadora da Ação Social, Patrícia Antonietti.
Combate ao desperdício e ajuda
Na oportunidade, o pároco falou a respeito dos objetivos da Campanha da Fraternidade deste ano, que inicia nesta quarta-feira, 22, junto com o período da Quaresma, tempo litúrgico da Igreja que antecede a Páscoa.
“É um tema que envolve a todos, não somente os católicos, pois toca em uma realidade social do nosso país, em um processo de conversão, em nos aproximarmos daqueles que mais necessitam. O objetivo principal é despertar a sensibilidade para essa realidade da fome, presente em todo o mundo, em nosso país e também na nossa região. O intuito é o combate ao desperdício, em especial, já que o que muitas vezes sobra em nossas mesas o que falta em outras”, explica padre Diomar.
Segundo ele, a proposta neste período, além de evitar o desperdício de alimentos, também é ajudar quem passa fome, partilhando o pão e realizando doações, por meio da ação social, que é um canal entre quem necessita e quem pode doar.
“A Igreja não é somente um local de espiritualidade. Somos um espaço de atendimento às pessoas, de forma estrutural, o que é feito pela ação social da Paróquia, que envolve a partilha e o auxílio a quem precisa, por meio de doação de cestas básicas, mas também de acompanhamento dessas famílias”, completa.
Canal de doação
A ação social da Paróquia São Luís Gonzaga celebra 74 anos de fundação em 2023. Ao todo, cerca de 4 mil famílias estão no cadastro do serviço assistencial, que busca não apenas realizar o atendimento emergencial, suprindo a necessidade de fome de adultos e crianças, mas também acompanhar as famílias e contribuir para outras demandas.
“Fazemos o encaminhamento ao mercado de trabalho, por exemplo, para que, com oportunidades, essas pessoas não passem mais fome. Também encaminhamos para profissionais de saúde e auxiliamos em outras necessidades humanas. Brusque é uma cidade muito acolhedora, e a ação social é muito procurada – tanto por quem quer ajudar como quem precisa dela e nada melhor do que esta Campanha, para reforçar ainda mais a ajuda a quem precisa”, ressalta Patrícia.
Drive Thru do Bem
Além das celebrações, formações e informações a respeito da temática, a Paróquia São Luís Gonzaga também promove o Drive Thru do Bem no dia 1 de abril, das 9h às 17h. A iniciativa, realizada no período da pandemia em conjunto com o movimento do Emaús, se consolidou e será retomada como uma expressão da Campanha da Fraternidade deste ano.
Além disso, interessados em contribuir com doações ou para quem necessita de ajuda, a Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga funciona de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30, ao lado do Auditório da paróquia.
Para mais informações, é possível entrar em contato pelo número (47) 99617-1493.
Programação
A partir desta quarta-feira, 22, inicia o período da Quaresma, tempo de silêncio e mais oração. “A proposta é que neste período se intensifiquem as ações como jejum, silêncio, caridade, que possamos alimentar mais o encontro com a Palavra de Deus, para inspirar esse processo de conversão e de mudança de vida”, comenta o pároco.
Na Quarta-Feira de Cinzas, na igreja Matriz, haverá celebração da missa às 6h, 16h e 19h30. Por se tratar de horários diferentes dos habituais, a Paróquia pede a atenção da comunidade para evitar transtornos. A partir de então, de segunda a sexta-feira, as missas serão celebradas às 6h e 19h. Nos sábados e domingos, seguimos os horários habituais.
Outra celebração deste tempo de preparação para a Páscoa é a oração da Via Sacra, sempre nas sextas-feiras, após a missa das 19h.
CNBB
De acordo com a divulgação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas (ONU) depois de uma década.
– Assista agora:
Doação de herança deu início à história da igreja do Águas Claras, em Brusque