Paróquia São Luís Gonzaga lança programação do Ano do Sesquicentenário, em Brusque

Jubileu de 150 anos da comunidade será comemorado em 2023 e iniciará no próximo 31 de julho

Paróquia São Luís Gonzaga lança programação do Ano do Sesquicentenário, em Brusque

Jubileu de 150 anos da comunidade será comemorado em 2023 e iniciará no próximo 31 de julho

Na manhã desta segunda-feira, 11, a Paróquia São Luís Gonzaga realizou o lançamento do Ano do Sesquicentenário (1873 – 2023). A programação comemora o jubileu de 150 anos da comunidade, que será festejado em 31 de julho de 2023.

Neste ano, a comunidade completa 149 anos no dia 31 e a data abrirá a programação do ano comemorativo. O jubileu inicia com uma missa festiva, às 9h na Igreja Matriz, com a presença do Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Salvador, Dom Murilo Krieger. Após a celebração, ocorre o almoço festivo na paróquia.

Durante a coletiva de imprensa de lançamento, estiveram presentes o pároco, Padre Diomar Romaniv, o prefeito municipal, Ari Vequi, o vice-presidente do Brusque Futebol Clube, Carlos Beuting, o vereador André Batisti, o Deco, e Edemar Luiz Aléssio, o Palmito.

Na foto: Carlos Beuting, Ari Vequi, Diomar Romaniv, Deco Batisti e Edemar Luiz Aléssio| Foto: Luiz Antonello/O Município

O pároco Diomar ressalta que as comemorações do jubileu já iniciaram com outras atividades, como as de comemoração dos 60 anos da Igreja Matriz. Além disso, destaca a programação da peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que levará nove ônibus.

Também, foi lançado um logo especial, que destaca a primeira igrejinha no Centro da cidade e a escadaria. Além disso, foram preparados moletons e camisetas com a arte. “É tempo de memória de toda a história, é perceber o quanto isso produziu frutos”, conta.

O logo também carrega a frase “Do coração de Brusque ao coração de Jesus”. A frase, segundo o pároco, foi criada para as famílias recordarem dos antepassados. “A história foi feita com muitas vidas, muitas famílias que doaram o tempo para a construção dessa história”, continua.

Divulgação

Segundo Diomar, a programação completa ainda está sendo elaborada. A ideia é fazer eventos ao longo do ano, além de participações, como no desfile municipal em 4 de agosto.

Na coletiva, o prefeito destacou a participação da igreja na formação do município. “A Igreja Matriz é um dos cartões-postais de nossa cidade, sem falar na ajuda que ela deu durante os anos na educação do nosso povo brusquense. Os imigrantes trouxeram para Brusque a igreja católica, e fizeram com que o desenvolvimento dessa cidade fizesse parte na vida dos nossos cidadãos, não só da parte espiritual, mas também do acolhimento com diversas ações que ela faz em nossa cidade”, completa.

Livro histórico

Além das atividades, é planejado o lançamento do livro com a história da paróquia. A publicação deve contar com documentos antigos, feitos à mão, e é realizada pela Ideia Comunicação Corporativa.

O vereador Deco Batisti relata que nasceu no Centro e sempre foi participativo na igreja. Com 30 anos de ministério de música, ele explica que entrou no projeto do livro por fazer parte dessa história.

“Quando veio o projeto, as demandas eram as buscas da história e dos custos. Vestimos a camisa e fomos atrás dos recursos via Lei Rouanet, mais burocrática, e por emendas”, explica. De acordo com o vereador, dois deputados estão dispostos a enviar emendas impositivas ao projeto.

Ele também ressalta que a história da igreja se entrelaça com a história da cidade. “É um trabalho minucioso e é encantador ver a história escrita. É um resgate histórico que ficará para as salas de aula”, completa.

Jogo amistoso

No esporte, a vontade é recuperar as partidas históricas dos jogos amistosos com os padres. Para isso, a programação conta com um jogo de futebol no campo do Clube Paysandu em 7 de setembro.

Carlos Beuting comemora a participação do Brusque na ação e convida a comunidade a participar. Ele adianta que o clube deve trazer jogadores de fora e nomes do cenário nacional.

A partida inicia às 15h com jogo oficial, mas terão jogos preliminares com crianças antes. “Será uma grande festa e o Brusque fica lisonjeado com o convite. Estamos muito felizes”, finaliza.

Confira a programação inicial

Julho
14 a 17 – Peregrinação ao Santuário Aparecida
25 a 29 – Venda de cachorro quente, na Igreja Matriz
29 e 30 – Venda de cucas, na Igreja Matriz
25 a 30 – Semana da Abertura do Jubileu, na Igreja Matriz, às 19h
31 – Missa de abertura dos 150 anos, na Igreja Matriz, às 9h, e almoço festivo, às 11h

Agosto
4 – Desfile no aniversário de Brusque, às 9h
7- Jubileu dos Seminaristas, na Igreja Matriz, às 19h
17 e 18 – Jubileu das Famílias (Semana da Família), na Igreja Matriz
19 – Jubileu Apostolado da Oração – 125 anos, na Igreja Matriz , às 19h
28 – Jubileu dos Catequistas, na Igreja Matriz, às 17h

Setembro
7 – Jogo Padres x Brusque, no Clube Paysandu, às 15h
10 a 12 – Jubileu da Juventude, na Igreja Matriz
30 – Aniversário da Dedicação da Igreja, na Matriz

Outubro
2 – Jubileu dos Dehonianos, na Igreja Matriz, às 19h
12 – Dia Devocional a Nossa Senhora, na Igreja Matriz, às 18h
Abertura Oficial da Missão Redentorista

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo