X
X

Buscar

Paróquia São Luís Gonzaga realiza 5° Cerco de Jericó, em Brusque

Missas e momentos de oração acontecem até domingo

Acontece nesta semana na igreja matriz da paróquia São Luís Gonzaga o 5º Cerco de Jericó, em Brusque.

O Cerco iniciou no domingo, 24, com celebração às 19h. O tema desta edição é “Chamados à Santidade” e o lema é “Sede santos porque Eu sou Santo”. Desde a comunidade está participando de momentos de oração que ocorrem dia e noite no local.

“Todos os dias a igreja ficará aberta 24 horas, sempre com um grupo responsável por conduzir os momentos de oração, através de um texto que foi proposto, com diversos momentos de silêncio e cantos, com missas diariamente às 6h e 19h”, convida o paróco, padre Diomar Romaniv.

No decorrer desta semana a paróquia terá sacerdotes para atender as confissões. Durante o dia, na secretaria paroquial, e na igreja, durante as missas das 19h.

O encerramento será realizado no próximo domingo, 1º, às 19h.

Cerco de Jericó

O Cerco de Jericó consiste na oração incessante do terço, durante sete dias e sete noites, diante do Santíssimo Sacramento, pedindo pela derrubada das muralhas e obstáculos impostos pela vida. Nesse período, grupos se revezam em oração, de hora em hora, intercalando com os horários de celebrações que acontecem pela manhã e de noite.

Como lembra o pároco, o Cerco de Jericó é inspirado no livro de Josué, capítulo 6, quando cita que o povo queria tomar a cidade de Jericó, que estava cheia de muralhas. “Então o povo passou rezando, em vigília, com a arca da aliança que tinha a palavra de Deus envolta dessa muralha, até que no sétimo dia, a muralha caiu”.

Este caminho é percorrido espiritualmente pela Igreja, para recordar as muralhas de cada um. É um tempo de conversão e mudança de vida. No local há três caixas, uma verde para os fiéis depositarem os pedidos, uma roxa para os pecados e uma amarela para agradecimentos.

“Sete dias celebrando a Eucaristia”

Durante a homília da missa de abertura, o celebrante da Santa Missa, padre Carlos Marcos Nicolodelli, discursou sobre a importância deste período que a Igreja vive, ao dedicar-se ao Cerco de Jericó.

“É muito apropriado iniciar esse Cerco de Jericó, que significa passar sete dias celebrando a Eucaristia, adorando o Senhor e buscando o dom da reconciliação. É muito próprio, especialmente nesta época em que estamos, hoje, celebrando o último domingo do tempo litúrgico da igreja, nos preparando para domingo que vem, no término dessa celebração do Cerco, iniciarmos o tempo do advento e, assim, um novo ano litúrgico, um novo ano de celebrações da vida e obra de Jesus Cristo”, destacou.

Participação em família

José Ricardo Steinbach foi à igreja neste domingo acompanhado da esposa Juliana e da pequena Laura. Para eles, a primeira noite do Cerco de Jericó foi um momento muito especial. “A gente já participou outras vezes do Cerco e, hoje, na missa de abertura, foi um momento diferente. Um momento de fazermos nossa oração, refletir um pouco sobre a vida, sobre nossa família. A gente sai daqui, com certeza, melhor do que chegamos”, afirma.

A experiência de viver a primeira noite do Cerco de Jericó foi também o despertar para participar de todos os demais dias para Claudemir Eduardo, a esposa Fabiana e os filhos Artur, Camile e Leonardo.

“A missa foi muito bonita, vamos participar a semana toda. Espero que seja uma semana de luz, que Deus faça com que a gente sempre chegue aos seus caminhos, que sempre haja felicidade para nossas famílias e para as pessoas que estão na igreja”, declara a família, membro da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Maluche.

Programação

 

27 de novembro

Tema: “Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados”
6h: Missa
19h: Missa Pe. Silvano Borba, scj
Intenção: Pelos empregados e empresários

28 de novembro

Tema: “Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”
6h: Missa
19h: Missa – Pe. Aléssio da Rosa
22h30: Missa Jovem: Pe. Ewerton M. Gerent
Intenção: Pelos jovens

29 de novembro

Tema: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”
6h: Missa
19h: Missa – Pe. Zaqueu Suczeck
Intenção: Pelos médicos e enfermeiros

30 de novembro

Tema: “Felizes os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”
6h: Missa
19h: Missa – Pe. Antônio Madeira
Intenção: Pelas famílias

1º de dezembro

Tema: “Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus”
7h e 9h: Missa
19h: Missa de encerramento com Pe. Diomar Romaniv