Paróquia São Luís Gonzaga recebe relíquia de primeiro grau do padroeiro
Fragmento do osso do santo foi um presente dos Jesuítas
Fragmento do osso do santo foi um presente dos Jesuítas
Na noite de terça-feira, 14, durante a missa das 19h, na igreja Matriz, foi apresentada à comunidade a relíquia de primeiro grau (fragmento de osso) do santo padroeiro, São Luís Gonzaga.
O presente foi concedido pela Congregação dos Jesuítas, em referência aos 150 anos de fundação da Paróquia São Luís Gonzaga. A missa, presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv, e concelebrada pelos padres Paulo Riffel, Rodrigo Tascheck e Adilson Colombi, também foi marcada pela abertura do Ano Pastoral, contando com a presença de coordenadores que atuam junto à Matriz e nas demais 11 comunidades.
Conforme explica o padre Diomar, no lançamento do Ano Jubilar, em julho de 2022, a paróquia recebeu de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, uma relíquia de São João Paulo II, o papa da Juventude. No mesmo ano, veio a surpresa de um segundo presente: a relíquia do beato Carlo Acutis, considerado pela Igreja, o anjo da juventude. Assim, nasceu a inspiração de receber, também, uma relíquia de São Luís Gonzaga que, além de padroeiro, é o patrono da juventude e dos seminaristas.
“Dentro de todo o contexto do nosso trabalho com os jovens e os nossos seminários, que sempre são um centro de formação de vocações, fizemos um pedido a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, que prontamente fizeram contato com o procurador dos Jesuítas, o qual recebeu nossa solicitação e nos presenteou com uma relíquia de primeiro grau do nosso padroeiro. Então, é com grande alegria que recebemos este pedacinho do santo que é tão importante para nós”, comemora padre Diomar.
A relíquia permanecerá na paróquia, juntamente com os outros presentes recebidos durante o Jubileu dos 150 anos. “Queremos elaborar um espaço, aqui na Matriz, para ser um memorial do Ano Jubilar, onde vão estar expostas as três relíquias, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ganhamos do Santuário Nacional, e a Bênção Apostólica enviada pelo Papa Francisco. O intuito é fazer com que a memória deste ano tão especial para nós, seja permanente”, pontua o pároco.
A celebração também foi marcada pela abertura do Ano Pastoral da paróquia e contou com a presença dos coordenadores das pastorais da Matriz e Comunidades. Logo após a missa, eles participaram da primeira reunião do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), para alinhar os planejamentos das ações que serão realizadas durante o ano.
“Antes de nos reunirmos para iniciarmos tudo o que planejamos, juntamente com as pastorais e iniciativas da Igreja, queremos consagrar todo serviço que cada um vai prestar a Deus e a São Luís Gonzaga para que possamos trabalhar da melhor forma”, finaliza o pároco.
Leia também:
1. Dois homens são condenados por esquema envolvendo venda de veículos adulterados em Brusque
2. Ex-ministro da Fazenda estará em Blumenau para palestra
3. Confiança no palito: sorveteria coloca carrinho de picolé sem atendente no Centro de Brusque
4. Ex-jogador e técnico do JEC comandará Seleção Brasileira em amistoso
5. Suspeito de matar esposa, homem que morreu em acidente em Ilhota é identificado
– Assista agora:
Doação de herança deu início à história da igreja do Águas Claras, em Brusque