Paróquia São Luís Gonzaga recebe relíquia de primeiro grau do padroeiro
Fragmento do osso do santo foi um presente dos Jesuítas
Na noite de terça-feira, 14, durante a missa das 19h, na igreja Matriz, foi apresentada à comunidade a relíquia de primeiro grau (fragmento de osso) do santo padroeiro, São Luís Gonzaga.
O presente foi concedido pela Congregação dos Jesuítas, em referência aos 150 anos de fundação da Paróquia São Luís Gonzaga. A missa, presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv, e concelebrada pelos padres Paulo Riffel, Rodrigo Tascheck e Adilson Colombi, também foi marcada pela abertura do Ano Pastoral, contando com a presença de coordenadores que atuam junto à Matriz e nas demais 11 comunidades.
Conforme explica o padre Diomar, no lançamento do Ano Jubilar, em julho de 2022, a paróquia recebeu de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, uma relíquia de São João Paulo II, o papa da Juventude. No mesmo ano, veio a surpresa de um segundo presente: a relíquia do beato Carlo Acutis, considerado pela Igreja, o anjo da juventude. Assim, nasceu a inspiração de receber, também, uma relíquia de São Luís Gonzaga que, além de padroeiro, é o patrono da juventude e dos seminaristas.
“Dentro de todo o contexto do nosso trabalho com os jovens e os nossos seminários, que sempre são um centro de formação de vocações, fizemos um pedido a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, que prontamente fizeram contato com o procurador dos Jesuítas, o qual recebeu nossa solicitação e nos presenteou com uma relíquia de primeiro grau do nosso padroeiro. Então, é com grande alegria que recebemos este pedacinho do santo que é tão importante para nós”, comemora padre Diomar.
A relíquia permanecerá na paróquia, juntamente com os outros presentes recebidos durante o Jubileu dos 150 anos. “Queremos elaborar um espaço, aqui na Matriz, para ser um memorial do Ano Jubilar, onde vão estar expostas as três relíquias, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que ganhamos do Santuário Nacional, e a Bênção Apostólica enviada pelo Papa Francisco. O intuito é fazer com que a memória deste ano tão especial para nós, seja permanente”, pontua o pároco.
Abertura do Ano Pastoral
A celebração também foi marcada pela abertura do Ano Pastoral da paróquia e contou com a presença dos coordenadores das pastorais da Matriz e Comunidades. Logo após a missa, eles participaram da primeira reunião do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), para alinhar os planejamentos das ações que serão realizadas durante o ano.
“Antes de nos reunirmos para iniciarmos tudo o que planejamos, juntamente com as pastorais e iniciativas da Igreja, queremos consagrar todo serviço que cada um vai prestar a Deus e a São Luís Gonzaga para que possamos trabalhar da melhor forma”, finaliza o pároco.
Leia também:
1. Dois homens são condenados por esquema envolvendo venda de veículos adulterados em Brusque
2. Ex-ministro da Fazenda estará em Blumenau para palestra
3. Confiança no palito: sorveteria coloca carrinho de picolé sem atendente no Centro de Brusque
4. Ex-jogador e técnico do JEC comandará Seleção Brasileira em amistoso
5. Suspeito de matar esposa, homem que morreu em acidente em Ilhota é identificado
– Assista agora:
Doação de herança deu início à história da igreja do Águas Claras, em Brusque