Parque das Esculturas ganha novas árvores para combater a emissão de de gases de efeito estufa
Plantio de sete mudas de árvores nativas foi realizado na tarde desta quarta-feira, 25
Pela segunda vez neste ano, a organização do Conecta Elas realizou o plantio de árvores, como forma de compensar as emissões de gases de efeito estufa gerados durante o evento de empreendedorismo feminino, realizado no último dia 20 de setembro. Desta vez, o local escolhido foi o Parque das Esculturas, localizado às margens da rodovia Antônio Heil, em Brusque.
O plantio de sete mudas de árvores nativas foi realizado na tarde desta quarta-feira, 25. Outras sete árvores foram plantadas referentes à compensação das emissões de gases do efeito estufa do período de um semestre das empresas Neutraliza e DP Forest. Para o inventário das atividades destas empresas, são calculados o deslocamento de funcionários, viagens de negócios, resíduos, além do gasto de energia.
“Da mesma forma, do evento Conecta Elas foi feito o inventário do deslocamento das participantes e geração de resíduos. Como o espaço produz energia solar, não tivemos esse fator de emissão contabilizado. O evento, mesmo grande, teve menos de uma tonelada de emissão, o que corroborou para o plantio de sete árvores – uma tonelada de carbono equivalente”, explica a engenheira florestal e doutora em Manejo Florestal Damáris Gonçalves Padilha, que é sócia da Neutraliza.
Organizado pelas empresárias Letícia Zorrer, Mariane Compri, Suellen Pereira Rodrigues e Thayse Helena Machado, o Conecta Elas segue para a sua quinta edição, que será realizada no dia 24 de abril do próximo ano. Na oportunidade, novamente o evento contará com o apoio da empresa brusquense Neutraliza para a compensação dos gases de efeito estufa gerados.
O parque
O Parque das Esculturas conta com 40 obras de arte esculpidas em mármore, distribuídas em uma área de aproximadamente 23 mil metros quadrados. O local é considerado o maior do gênero a céu aberto da América do Sul e conta com obras de artistas de várias partes do mundo, incluindo peças de Oscar Niemeyer – principal arquiteto brasileiro do século passado. Conta também com obra do renomado artista plástico Amílcar de Castro e com um dos últimos trabalhos do Giò Pomodoro – considerado um dos mais brilhantes escultores italianos de todos os tempos.
“Na edição do Conecta Elas de março realizamos o plantio com os alunos da educação infantil do Sesc Escola. Agora no segundo semestre ficamos muito felizes com a oportunidade que nos foi dada pelo Poder Público Municipal de plantar as árvores no Parque das Esculturas, pois é um espaço de arte onde moradores e turistas vão poder usufruir futuramente da beleza e sombra das árvores que plantamos hoje”, ressaltam as organizadoras do Conecta Elas.
De acordo com o prefeito de Brusque, André Vechi, o Poder Público vê com bons olhos iniciativas como esta. “O plantio de árvores dentro do contexto da preservação do meio ambiente contribui de diversas formas para a cidade. Primeiro na questão da qualidade de vida, segundo pela redução da sensação térmica e em terceiro, porque as árvores baixam os índices de poluição atmosférica. Então, nesse sentido, quando pensamos em construir uma cidade que tenha um desenvolvimento sustentável esse tipo de ação é muito bem vista”, avalia.
Para Vechi, o envolvimento da Sociedade Civil é fundamental em todos os aspectos. “O Poder Público tem que ser protagonista em fazer o cuidado, a preservação e o estímulo do plantio de árvores e outros projetos que venham trazer maior qualidade de vida, mas o envolvimento da Sociedade Civil como parceira, apropriando-se desse tipo de projeto e assumindo esse protagonismo, é uma parceria fundamental para que possamos avançar mais e um curto espaço de tempo. Parabenizo todo o grupo pela organização do evento e pelo plantio das árvores”, completa.
Assista agora mesmo!
Brusquense relata mudanças na rotina familiar após diagnóstico de câncer de mama: