Parque Zoobotânico de Brusque recebe 10 novos animais
Novos moradores do parque devem ser disponibilizados para visitação na próxima semana
O Parque Zoobotânico de Brusque recebeu novos moradores nesta terça-feira, 25, vindos do Centro de Triagem de Animais Selvagens de Santa Catarina (Cetas), em Florianópolis. Trata-se de quatro serpentes corn snakes (exóticas de origem americana), um tamanduá mirim, um ouriço, um tucano de bico verde, uma arara canga e duas araras híbridas.
De acordo com o diretor do parque, Eduardo Serpa, os novos animais serão disponibilizados para visitação, provavelmente, na próxima semana.
“Já tínhamos um ouriço, por isso trouxemos outro para fazer companhia para ele. O viveiro das araras tinha mais pássaros amarelos, agora vai ficar colorido. Também tínhamos dois tamanduás mirins e agora ficamos com três. As serpentes também, já temos tudo preparado para elas”, detalha.
De acordo com ele, além de aumentar o plantel do zoo, buscar esses animais também auxilia no trabalho realizado pelo Cetas, Ibama e Polícia Ambiental. “Todos os animais apreendidos vão para Florianópolis e eles acabam ficando sem espaço. Sempre que possível, o Zoobotânico de Brusque auxilia esses órgãos ambientais”, explica Serpa.
Os animais recebidos pelo Zoo não têm condições de retornar à natureza. Um ouriço-cacheiro, por exemplo, foi recebido com sarna, a ponta da cauda amputada e sem um olho, possivelmente vítima de ataque por cães.
Duas araras híbridas, uma arara-canga e quatro cobras-do-milho são vítimas do tráfico ilegal e possivelmente nasceram em cativeiro. Um tucano-de-bico-verde está com uma asa fraturada, possivelmente por causa de colisão com vidro.
Ingressos
O Zoobotânico de Brusque disponibiliza diversas espécies para visitação do público, entre répteis, mamíferos e aves.
O parque abre de terça a domingo, das 8h às 17h30. E o valor ingresso é R$ 5. Crianças com menos de cinco anos e adultos acima de 60 não pagam ingresso.