Parques de Brusque são fechados pela prefeitura por conta do coronavírus
Medida tem objetivo de evitar aglomerações em espaços públicos municipais
Medida tem objetivo de evitar aglomerações em espaços públicos municipais
A prefeitura de Brusque decidiu fechar por um mês as visitas nos parques da cidade. Decisão afeta o Parque das Esculturas, o Parque Zoobotânico e ao Parque Leopoldo Moritz.
A medida, anunciada em reunião nesta terça-feira, 17, visa evitar aglomerações em espaços públicos municipais, como forma de prevenção contra o coronavírus.
Também, o fechamento dos parques ocorrem em conjunto com a suspensão das aulas no município.
O Parque das Esculturas Ilse Teske, localizado no bairro Mont Serrat em Brusque, as margens da Rodovia Antônio Heil, a poucos metros do Pavilhão da Fenarreco, possui em acervo 40 obras esculpidas em mármore, de autoria de artistas de várias partes do mundo, incluindo peças de Oscar Niemeyer, considerado o principal arquiteto brasileiro do século passado, que projetou Brasília e, também, do renomado artista plástico Amílcar de Castro. Ainda é possível encontrar um dos últimos trabalhos do Giò Pomodoro, um dos mais brilhantes escultores italianos de todos os tempos.
Em uma área de aproximadamente 23 mil metros quadrados, o visitante pode circular livremente pelo parque, fazendo seu próprio roteiro, além de fotografar e apreciar as esculturas. É considerado o maior do gênero a céu aberto da América do Sul.
O Parque Zoobotânico de Brusque é reconhecido pela comunidade e turistas que visitam o espaço pela sua extensa área de reserva florestal e grande trabalho que faz ao abrigar diversas espécies de animais, muitas vindo do tráfico ou de situações de atropelamento. São animais que não possuem mais condições de retornar ao seu habitat natural.
Atualmente a Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque compreende um complexo de 120.000 metros quadrados onde em meio á mata nativa estão inseridos recintos de exposição de fauna, expondo desde répteis, aves e mamíferos naturais desta região, bem como espécies exóticas.
Anualmente através do programa de educação ambiental, a fundação atende em média 40 mil alunos provenientes do município e demais regiões do estado e país, gerando educação ecológica informal, visando o despertar da consciência para o papel do indivíduo no contexto ambiental que lhe envolve.
O Parque Leopoldo Moritz, localizado no conhecido “Morro da Caixa d´Água” no centro de Brusque, dispõem de vários ambientes que se interagem. Antes da entrada, o visitante pode contemplar um Avião North American T-6D. O modelo foi produzido em larga escala, chegando a 17 mil exemplares, a partir de 1939.
A aeronave que possuía capacidade para dois tripulantes, foi utilizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em missões de treinamento avançado, tiro, bombardeio, patrulha e demonstração, atuando na Segunda Guerra Mundial pelas Tropas Aliadas.
Ao ingressar no Parque, o visitante se depara com um vasto lago, onde uma ponte pênsil faz a ligação entre dois extremos. Ao redor da água, é possível presenciar marrecos, patos, galinhas, pombos e peixes que vivem no recinto. Na parte superior, espreguiçadeiras e um parque infantil, garantem a alegria das crianças.
A direta do portão de entrada, um outro lago e um segundo parque infantil, dividem espaços com balanços em meio ao verde característico do local. O Parque Leopoldo Moritz, ainda possui quiosques com churrasqueiras, que estão disponíveis aos frequentadores por ordem de chegada.