X
X

Buscar

Partidos de Brusque indicam sete pré-candidatos da cidade nas eleições de 2022; número deve crescer

Outros pré-candidatos circulam nos bastidores, mas ainda não foram anunciados por partidos

Os partidos de Brusque começam a se movimentar para as eleições de 2022. Visando a disputa, alguns nomes que aparecem no radar como possíveis candidatos pela cidade já foram anunciados pelos diretórios municipais após o fechamento da janela partidária no começo de abril. Atualmente, são sete pré-candidaturas da cidade, sendo cinco a estadual, uma a federal e uma ainda sem definição de cargo.

Os diretórios municipais de Republicanos, Podemos, Novo (núcleo), União Brasil, Progressistas (PP), Democracia Cristã (DC) e PT já indicaram ao menos um pré-candidato da cidade. Alguns deles, a negociação ocorreu diretamente com os diretórios estaduais dos partidos, como é o caso do Podemos e União Brasil. No Novo, o nome indicado pelo núcleo de filiados da cidade foi aprovado em processo seletivo interno.

Um dos primeiros cotados a participar do pleito é o presidente da Câmara de Brusque, vereador Alessandro Simas, que se filiou recentemente ao PP. O presidente da legenda, Eduardo Hoffmann, confirma o apoio ao nome de Simas para a pré-candidatura.

Eduardo detalha que o PP de Brusque pediu mais alguns dias para definir qual cargo o presidente da Câmara concorrerá, se será a deputado estadual ou federal. Um outro nome indicado pela legenda em Brusque viria após a definição do cargo de Simas. Eduardo afirma que a pré-candidatura do vereador tem o aval do diretório estadual do PP.

Outro nome no radar desde o início das articulações é o do ex-prefeito Paulo Eccel. Recentemente, o PT oficializou a pré-candidatura de Paulo pela região de Brusque. A pré-candidata que deve contar com o apoio do PT local a deputada federal é a ex-deputada Ana Paula (PT), de Blumenau. A informação foi confirmada pelo presidente do diretório municipal, Cedenir Simon.

Após ser aprovado em processo seletivo interno, Yordan Gums é o pré-candidato a deputado estadual do núcleo de filiados do Novo de Brusque, conforme confirmou o líder do núcleo, André Luiz Zen. O partido avalia apoio aos pré-candidatos Gilson Marques (Novo) e Bruno Souza (Novo) a deputado federal.

Em conversa direta com o diretório estadual, o ex-vereador Paulo Sestrem foi anunciado como pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, formando “dobradinha” com o ex-prefeito de São João Batista Daniel Netto Cândido (Podemos), que é pré-candidato a deputado estadual. O presidente do partido em Brusque, Heins Lombardi, confirma apoio às pré-candidaturas da dupla pela região.

O presidente estadual e do diretório de Brusque do DC, Jocimar dos Santos, confirmou que é pré-candidato a deputado estadual pelo partido na cidade. Conforme determina o calendário eleitoral, ele deixou o cargo que exercia na prefeitura em março, de secretário de Desenvolvimento Social, e voltou a ser vereador.

A pré-candidatura de Jocimar será lançada no dia 7 de maio. Ele confirma que o DC não terá candidatos a deputado federal de Brusque. Além de Jocimar, o advogado Marcos Habitzreuter é o pré-candidato a deputado estadual do DC em Guabiruba.

Partido fundado recentemente após fusão entre DEM e PSL, o União Brasil de Brusque confirma a pré-candidatura do ex-diretor-presidente do Samae e presidente do diretório municipal, Luciano Camargo, a deputado estadual.

A articulação aconteceu em Florianópolis, com o presidente estadual do partido e ex-prefeito da capital, Gean Loureiro. Luciano afirma que o União Brasil de Brusque apoia a pré-candidatura a deputado federal do vereador de Florianópolis Edmilson Pereira, o Ed (União).

Por fim, o Republicanos de Brusque indicou o nome do vereador André Rezini na disputa a deputado estadual. Segundo o presidente do diretório municipal do partido, Leandro Hyarup, o pré-candidato a deputado federal do partido em Brusque ainda não foi definido.

Nomes nos bastidores

Outros nomes, como o do ex-prefeito Jonas Paegle (Patriota), também são dados como certos na disputa. Inclusive, o prefeito Ari Vequi (MDB) já sinalizou apoio à pré-candidatura de Jonas à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Entretanto, o presidente do Patriota de Brusque, Marcos Deichmann, não confirma que o partido a qual o ex-prefeito é filiado tenha tomado uma decisão em relação aos pré-candidatos.

O presidente do Brusque, Danilo Rezini (PSD); o ex-comandante da PM, Otávio Ferreira (sem partido); o ex-deputado Serafim Venzon (PSDB) e o filho João Venzon (PSDB) também são nomes de possíveis pré-candidatos que correm nos bastidores.

No PL, partido de Bolsonaro, o diretório de Brusque deve apoiar o vereador André Batisti, o Déco, como pré-candidato a deputado estadual da cidade. Segundo fonte do partido, o nome para ser pré-candidato a deputado federal está entre o presidente do diretório local, Leandro Noldin, e o ex-vereador Sebastião Lima.

Situação dos partidos de Brusque

A reportagem de O Município realizou as confirmações de apoio às pré-candidaturas diretamente com os presidentes dos partidos de Brusque. Não foi possível contato com PDT, PCdoB, PSB, PSDB, Agir, PMN, PSTU, PCB, PCO, PMB, UP, Rede, Pros, Solidariedade, Cidadania e Avante. Algumas legendas não têm diretório municipal formado ou estão sem presidência ativa.

PP

Alessandro Simas (vereador de Brusque): pré-candidato a deputado estadual ou federal com apoio do diretório municipal.

Podemos

Paulo Sestrem (ex-vereador de Brusque): pré-candidato a deputado federal com apoio do diretório municipal.

Republicanos

André Rezini (vereador de Brusque): pré-candidato a deputado estadual com apoio do diretório municipal.

DC

Jocimar dos Santos (vereador de Brusque): pré-candidato a deputado estadual com apoio do diretório municipal.

União Brasil

Luciano Camargo (ex-diretor-presidente do Samae de Brusque): pré-candidato a deputado estadual com apoio do diretório municipal.

PT

Paulo Eccel (ex-prefeito de Brusque): pré-candidato a deputado estadual com apoio do diretório municipal.

Novo

Yordan Gums (ex-líder do Novo de Brusque): pré-candidato a deputado estadual com apoio do núcleo municipal de filiados.

MDB

O presidente do diretório municipal, William Molina, afirma que o partido não terá candidatos filiados ao MDB a deputado estadual por Brusque. Com relação a federal, afirma que o partido ainda não definiu.

PTB

Segundo o presidente Jones Bosio, o PTB de Brusque não deve indicar pré-candidaturas do partido da cidade.

PL, Patriota, PSD e PSC

Ainda não há definição

PV, Psol e PRTB

Segundo o presidente do PV de Brusque, Artur Antunes, o partido ainda não possui pré-candidatos indicados pela legenda para representar a cidade. No entanto, Artur afirma que o PV avalia lançar um pré-candidato a deputado estadual representando a região.

A situação é a mesma no Psol. De acordo com o presidente do diretório municipal, Kerlem Rodighero Conde, o Psol de Brusque estuda a possibilidade de lançar um representante do partido ao cargo de deputado federal.

No PRTB, o partido tem interesse em lançar candidatos por Brusque nas eleições de 2022. Entretanto, segundo o presidente Oto Poleza, aguarda diretrizes do diretório estadual.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube