Pastor de Blumenau é preso pela PF suspeito de envolvimento nos atos de 8 de janeiro, segundo portal
Está é a 14ª fase da Operação Lesa Pátria
O pastor Dirlei Paiz, de Blumenau, foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira, 17, na 14ª fase da Operação Lesa Pátria, segundo o portal G1. A operação tem como objetivo identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília (DF), quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos.
Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados da Bahia, Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal. Em SC, são três mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão.
A reportagem de O Município Blumenau tentou confirmar a prisão de Paiz com a assessoria da PF, mas não obteve resposta.
Leia também: Morador de Blumenau é solto sete meses após envolvimento em atos de 8 de janeiro
Investigação
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
Os alvos desta fase são suspeitos de terem fomentado o movimento chamado de “Festa da Selma”, que era, em verdade, codinome previamente utilizado para se referir às invasões.
O termo Festa da Selma foi utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções detalhadas para a invasão aos prédios públicos. Recomendavam ainda não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam, ainda, termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído.
Leia também:
1. Jovem é conduzido ao hospital após ser agredido no Centro de Brusque
2. Brusque é nona cidade de SC que mais registrou casos de varíola dos macacos
3. VÍDEO – Câmera de segurança flagra assalto em mercado de Tijucas
4. Polícia Civil se manifesta sobre vídeo de segurança que disse que faria “limpeza com os vagabundos do Azambuja”
5. Identificado homem que morreu durante confronto com PM no Vale do Itajaí
Veja agora mesmo!
Costureiro da República Dominicana conseguiu emprego em Brusque em três dias: