X
X

Buscar

Paulo Eccel entrega protocolo de intenção para Alemanha

Termo de parceria tem como objetivo a transferência organizacional na área de tecnologia, inovação e comunicação - TIC - da região de Karlsruhe-Baden-Alemanha para Brusque e região

As comitivas brusquense e guabirubense foram recebidas na noite desta terça-feira, 18 de junho, por Christoph Schnaudigel, administrador de Karlsruhe, região coirmã de Brusque. O encontro mostrou que a união entre os dois países está além da amizade.

Na oportunidade, o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, entregou ao administrador Schnaudigel, um termo de intenção de parceria para transferência organizacional na área de tecnologia, inovação e comunicação – TIC – da região da Karlsruhe-Baden-Alemanha para a cidade de Brusque e região. “Desde a última vez que estivemos aqui, em 2011, crescemos e evoluímos em nossas parcerias. Evoluímos tanto que assim como em Gaubiruba, já existe em Brusque um projeto piloto para ensinar a língua alemã nas escolas municipais. Jovens brusquenses estão aqui em um intercâmbio de estudos, assim como os jovens alemães foram para Brusque no ano passado. Podemos dizer que já somo amigos, mas precisamos dar novos passos em outras esferas”, disse Paulo Eccel.

Galeria
Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas em Brusque, e das quais o prefeito pediu apoio à tecnologia e conhecimento alemão, está o projeto denominado “Brusque.com”, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que está em construção.

“Sabemos que por ser um projeto municipal, precisamos abranger os setores econômicos privados, como universidades e empresas, além de outros níveis de governo. É exatamente neste aspecto que reside uma de nossas atuais dúvidas ou dificuldades, qual seja, a definição do modelo organizacional e de negócios que devemos seguir, para que seja um alicerce de um novo sustentáculo na já sólida economia de Brusque e região”, argumentou Eccel.

Eccel também apresentou um panorama rápido sobre a economia e indústria brusquense, principalmente a têxtil, que por ser um setor nômade requer cuidados. “Se hoje somos fortes na indústria têxtil, devemos aos imigrantes alemães. Agora é preciso acontecer o processo inverso, para que os imigrantes que estão em Brusque possam vender aos alemães”, enfatizou.

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, recebeu fortes aplausos ao falar em dialeto alemão e emocionar os alemães presentes. “Esse dialeto, essa fala do prefeito de Guabiruba na sua língua de Baden, nos emociona. Hoje falamos com orgulho, porque quando criança sofríamos preconceito. Estamos conscientes de que essa parceria é forte, porém, mais do que palavras bonitas, precisamos partir para coisas concretas, no ramo da tecnologia, cultura, economia e aproveitar ao máximo essa amizade”, finalizou Egon Klefens, presidente da BSG e um dos responsáveis pela instalação da BMW para Santa Catarina.
Schnaudigel agradeceu a presença das duas comitivas, aos prefeitos e a Klefens, que, segundo ele, é “o culpado de toda essa integração”.