X
X

Buscar

Projeto de Paulo Eccel sugere que estado só libere recursos para pavimentação apenas se prever ciclovias

Medida pretende respeitar uma demanda cada vez maior, de locais seguros e adequados para o tráfego de bicicletas

O deputado estadual Paulo Eccel apesentou um projeto de lei (PL) na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), que propõe que o Estado somente libere recursos para obras municipais de pavimentação, quando o plano de implantação preveja ciclorrotas, ciclovias, ciclofaixas e/ou faixas compartilhadas. A medida pretende respeitar uma demanda cada vez maior, de locais seguros e adequados para o tráfego de bicicletas.

No Brasil, cerca de 30 milhões de pessoas usam a bicicleta regularmente como veículo de transporte e outros 20 milhões fazem uso como prática esportiva. Em Santa Catarina, cidades como Joinville e Pomerode estão no topo deste ranking, com mais de 30% da população utilizando regularmente a bicicleta. Contudo, o aumento no uso da bicicleta é verificado em todas as regiões.

“Reduz os problemas de trânsito em cidades de médio e grande porte, onde é utilizada como meio de locomoção, e garante segurança não só a quem tem o veículo como meio de transporte, mas também de lazer”, observa Eccel.

O parlamentar ainda observa que, conforme dados do Núcleo de Estudos em Segurança de Transportes (Nest) da USP, as ciclofaixas permitem maior espaço para grandes transportes urbanos dobrarem sua eficiência, agilizando o funcionamento. Além disso, a mesma pesquisa aponta que a existência das ciclovias, em função de sua sinalização, faz com que faixas de pedestre, e pedestres atravessando em locais apropriados, sejam vistos de forma mais fácil pelos motoristas.

“Nós ainda estamos muito atrasados nesta questão, e precisamos fazer isso pensando no futuro de nossas cidades e na segurança de pedestres, ciclistas e motoristas”, destaca o autor do projeto.

A matéria segue agora para as comissões da Assembleia Legislativa e, caso seja aprovada, passa por votação no plenário.