Paulo Sestrem propõe capacitação em primeiros socorros para professores de Brusque

De acordo com ele, é importante que em casos de acidentes, se tenha o pré-atendimento até a chegada dos bombeiros

Paulo Sestrem propõe capacitação em primeiros socorros para professores de Brusque

De acordo com ele, é importante que em casos de acidentes, se tenha o pré-atendimento até a chegada dos bombeiros

Paulo Sestrem (PRP) elaborou um anteprojeto de lei para instituir na rede de ensino de Brusque um curso de capacitação para professores e servidores quanto à prevenção dos principais acidentes no ambiente escolar e em seu entorno e à conduta de primeiros socorros frente a essas situações e aos problemas clínicos mais comuns em crianças e adolescentes.

O vereador solicitou que o Executivo aprecie o anteprojeto de lei para posterior envio à Câmara de Vereadores.

Para ele, é importante que os professores sejam capacitados para prestar o primeiro atendimento em caso de acidentes. “Seria importante atingir todas as escolas municipais, garantindo que os nossos filhos tenham o pré-atendimento até a chegada dos bombeiros. Esta é uma lei que pode ser totalmente aplicada aqui e, inclusive, os bombeiros são favoráveis”.

De acordo com o vereador, o Corpo de Bombeiros de Brusque tem conhecimento do anteprojeto e se colocou à disposição para ministrar a capacitação aos professores e servidores das escolas de Brusque.

“O espaço escolar é o local onde ocorrem desde pequenos até graves acidentes, sendo fundamental que os servidores dos espaços escolares tenham acesso às informações sobre os principais acidentes, como evitá-los e como proceder frente às situações que exigem cuidados imediatos”, destaca.

Ele ressalta, entretanto, que a intervenção deve ser realizada sempre por pessoa capacitada na prestação de primeiros socorros. “Essa intervenção é importantíssima por ser, muitas vezes, o grande diferencial entre a contenção de um problema ou seu agravamento”.

Projetos aprovados
Os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei, de autoria do vereador Deivis da Silva (MDB), que institui a Semana Municipal do Escoteiro, anualmente, no período coincidente ao dia 23 de abril.

Durante a semana, devem ser realizadas ações entre os grupos de escoteiros em conjunto com a sociedade civil organizada, de incentivo e difusão da atividade escoteira, com a promoção de palestras, debates e atividades educacionais escoteiras.

Também foi aprovado o projeto, de autoria do vereador Paulo Sestrem, que declara de utilidade pública a Associação Arte mais Suave, que ministra aulas de jiu-jitsu e outras artes para crianças carentes.


CURTAS

O vereador Marcos Deichmann (Patriotas) questionou a falta de registros da arrecadação das taxas de manutenção do cemitério municipal Parque da Saudade na Prefeitura de Brusque. De acordo com ele, a lei que estipula o pagamento das taxas existe desde 1971, entretanto, o registro é feito somente a partir de 2016. “A lei existe há 47 anos e só em 2016 começou a ter o controle da arrecadação. Onde estão as arrecadações de anos anteriores?”, diz.

Os vereadores Marcos Deichmann, Ana Helena Boos, Deivis da Silva, Leonardo Schmitz e Gerson Morelli, o Keka, são os representantes que farão parte da comissão que vai fazer a revisão do Regimento Interno da Câmara de Brusque.

Os vereadores aprovaram requerimento de autoria de Jean Pirola que requer a concessão da Comenda do Mérito Ambiental para o blogueiro do portal O Município, Ciro Groh, que possui réplicas de estações meteorológicas em Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio