X
X

Buscar

Pedido de renovação da CNH pode ser feito pela internet

Usuários não precisarão mais ir até o Ciretran para dar início ao processo

Desde o início do mês, não é mais necessário ir até a Ciretran para fazer o pedido de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, o motorista pode dar entrada na renovação via internet, eliminando assim, uma etapa do processo. 

O usuário poderá imprimir a guia e fazer o pagamento da taxa, e se encaminhar direto para a clínica conveniada para fazer o exame médico. “Aumenta-se a comodidade do atendimento da Ciretran, já que propicia o uso do computador de sua casa, além de desburocratizar a rotina”, diz o delegado regional de Brusque, Fernando de Faveri.

O sistema registrará automaticamente a solicitação, informará o valor e emitirá a guia de pagamento. Depois de fazer os exames que serão agendados pelo sistema, o Portal avisa que a CNH está pronta e já pode ser retirada pelo condutor no órgão de trânsito.

Antes, o motorista precisava ir até o posto de atendimento para pedir a renovação e pegar a guia de pagamento. 

De acordo com o delegado, a CNH renovada ficará disponível na Ciretran para retirada após alguns dias e a tramitação poderá ser acompanhada pelo condutor na página do Detran Digital (detran.sc.gov.br). O delegado ressalta, entretanto, que quem preferir o uso do serviço na própria Ciretran também poderá fazê-lo.

De acordo com o Detran, em torno de 600 mil pessoas por ano precisam renovar a carteira de motorista em Santa Catarina.

Mais serviços

Após se cadastrar no site do Detran, o motorista também recebe avisos por e-mail com antecedência sobre o vencimento da carteira de habilitação. Outros serviços também são disponibilizados no site: 2ª via de CNH; CNH definitiva; permissão internacional; certidão de registro; certidão de propriedade; certidão de baixa; certidão para seguro; validações de certidões. Somente este ano, foram abertos 10,6 mil processos.

Renovação

Para os condutores com menos de 65 anos, a validade da CNH é de cinco anos. A partir desse limite, o prazo é reduzido para três anos. Há casos excepcionais em que o médico determina períodos mais curtos para o vencimento.

Vencido o prazo de validade do exame médico, o condutor tem 30 dias para providenciar sua renovação. Se for pego ao volante após esse prazo, é autuado por infração gravíssima, 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47.