Pedro Simon participará do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, em novembro

Evento celebra o bicentenário da Independência do Brasil e da fundação do império

Pedro Simon participará do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, em novembro

Evento celebra o bicentenário da Independência do Brasil e da fundação do império

De 10 a 12 de novembro acontece o Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, que celebra o bicentenário da Independência do Brasil e da fundação do império. Neste ano, o evento terá a presença do ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Sul Pedro Simon, que vai proferir a conferência “130 anos de República, um depoimento para História”.

O político chega a Brusque no dia 10 de novembro. Neste dia, participará de uma missa no Santuário de Azambuja e de uma visita guiada ao Museu Dom Joaquim, um dos maiores em arte sacra do país.

No dia 11, Pedro Simon visitará o Colégio Cônsul Carlos Renaux, onde será recepcionado pela orquestra da instituição. No fim da tarde, terá um encontro com lideranças políticas de Brusque e do estado.

Às 19h30, tem início as apresentações do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas e, em seguida, a conferência em que o ex-governador gaúcho falará por uma hora e meia.

No dia 12 de novembro, Pedro Simon vai visitar o Instituto Aldo Krieger, Museu Casa de Brusque e o Lar Sagrada Família. À tarde, ele se despede da cidade.

A realização do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas é o resultado da articulação com instituições que resgatam, preservam e perenizam nossa comum história, como a Casa de Brusque e o Instituto Aldo Krieger, organizações representativas como a Associação Empresarial de Brusque (Acibr) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as igrejas Católica e Evangélica Luterana e o Conselho de Pastores de Brusque, além do apoio de outras organizações e pessoas físicas.

Idealizador do evento, o historiador Paulo Vendelino Kons afirma que “dar a devida importância a datas comemorativas, como a efeméride do bicentenário da Independência do Brasil, gera grande potencial de mobilização de forças criativas vitais à reafirmação da nacionalidade e ao desenvolvimento de novos projetos. E celebração à altura desse acontecimento vai permitir não apenas uma reflexão sobre o passado, mas a possibilidade de reformulação do futuro”.

O evento

Já estiveram em Brusque para participar do Ciclo Brusquense de Conferências Magnas Temáticas, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel, em 2016, e o ex-senador Cristovam Buarque, em 2017.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo