“Pegou todo mundo de surpresa”, diz vice-prefeito de Brusque sobre estado suspender ônibus

Decreto estadual impõe novas medidas para regiões consideradas de risco gravíssimo de transmissão da Covid-19

“Pegou todo mundo de surpresa”, diz vice-prefeito de Brusque sobre estado suspender ônibus

Decreto estadual impõe novas medidas para regiões consideradas de risco gravíssimo de transmissão da Covid-19

O novo decreto do governo do estado que suspende o transporte coletivo municipal e intermunicipal a partir desta segunda-feira, 20, em regiões de risco gravíssimo de contágio da Covid-19, incluindo Brusque e região, pegou de surpresa a Prefeitura de Brusque e a administração do Nosso Brusque. Eles não sabiam da decisão até a divulgação por parte do governo na noite desta sexta-feira, 17.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, disse que a decisão foi tomada de maneira isolada e não houve conversa com os municípios afetados. “Essa decisão pegou todo mundo de surpresa”.

Vequi afirma que entende que é preciso tomar uma decisão, mas que seria necessário discutir o assunto, já que a decisão afeta toda uma cadeia produtiva por “uma decisão arbitrária do governador”, diz.

O município não pode liberar o que o estado restringe. “Só cabe a nós obedecer”.

As demais medidas aplicadas pelo governo estadual no novo decreto não foram uma grande novidade para o município, já que a proibição da permanência em parques e praças, por exemplo, já estava em vigor em Brusque. O decreto também suspende as aulas presenciais até 7 de setembro.

Vequi adianta que novas medidas estão sendo discutidas entre a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), mas ainda não há uma decisão por parte da administração de Brusque de quais restrições acatar.

O resultado do isolamento neste fim de semana e os números da doença na cidade serão avaliados e uma decisão deve ser anunciada na próxima segunda-feira, 20.

Neste fim de semana uma fiscalização mais rígida está sendo adotada no município. Vequi avalia que a fiscalização realizada nesta sexta-feira, 17, teve bons resultados e que a ação continua neste sábado, 18.

O vice-prefeito pede que a população se conscientize e permaneça em casa, saindo somente se for necessário.

O que diz a concessionária Nosso Brusque

Artur Klann, diretor da concessionária Nosso Brusque, responsável pelo transporte municipal, também se surpreendeu com a decisão. “É um momento bem complicado”, afirma, já que a empresa tem enfrentado dificuldades.

A partir de segunda-feira, 20, o transporte estará suspenso por 14 dias. Apenas as linhas fretadas por empresas estarão circulando. As linhas tradicionais não poderão circular.

A decisão do governo estadual trará mais dificuldades para a concessionária. Klann diz que a empresa entende a medida e que precisa acatar, mas relata muitos prejuízos, que trarão consequências, como demissões. Agora a direção discute formas de passar por este momento e pensa em soluções.

Klann pede o entendimento da população de que a empresa seguirá o decreto do governo estadual e que não haverá ônibus.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo