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Pelo menos três novas cafeterias abrem em Brusque, na contramão da crise

Novos empresários apostam em um ambiente aconchegante e diferenciado

Tomar um bom café é um hábito que está cada vez mais acessível em Brusque. Somente neste início de ano, pelo menos três novas cafeterias abriram as portas no município, driblando os prognósticos de crise econômica e investindo em uma das bebidas preferidas do brasileiro.

Aliado às mais variadas opções de café, os novos empresários apostam em um ambiente aconchegante e diferenciado, tornando o espaço para a convivência mais um grande atrativo para seu negócio.

Mayara Valeska Silveira é a proprietária da Doces May, cafeteria e ateliê de bolos, que abriu as portas na rua Barão do Rio Branco há duas semanas. Ela trabalha há três anos na confecção de bolos artísticos em casa e viu na cafeteria a oportunidade de crescer no ramo.

“Trabalhava com bolos por encomenda e sempre quis ter o meu próprio negócio. Decidi então montar o café e fazer algo diferenciado”, diz.

Para ela, o setor alimentício é um dos menos prejudicados pelo mau momento econômico que o país está passando. “Na comida é difícil ter crise. O pessoal não deixa de tomar o seu cafezinho. Tem gente, por exemplo, que vem aqui todos os dias, desde quando abriu. Acaba virando um hábito”.

Opinião semelhante tem a empresária Vanessa de Andrade, uma das proprietárias da Miss Marie Bar e Café, inaugurada na semana passada, no Master Shopping. “Antes de decidir abrir, fizemos pesquisa de mercado e percebemos que os setores que não estavam em queda em Brusque eram o da beleza e alimentação”.

Por isso, quando surgiu a oportunidade de utilizar o espaço do shopping, a empresária não pensou duas vezes. “Já temos a Miss Marie Esmalteria, que fica na avenida Beira Rio. Quando abrimos o nosso negócio lá, já pensávamos em ter no mesmo ambiente uma cafeteria, mas como muito próximo já existe um local que oferece essa opção, decidimos levar o nosso café para o Master Shopping. Acredito que tudo que é diferente e de qualidade não tem crise”.

Na Sweet Family, o ambiente foi planejado para fazer o cliente se sentir em casa. / Foto: Bárbara Sales

Cafeteria conceito

Outra opção que os brusquenses tem para degustar um café é a Sweet Family Coffee, no Archer Boulevard, também recém-inaugurada. O local tem um ambiente diferenciado, já que foi construído a partir de um contêiner.

“Há quatro anos comecei a administrar a padaria da minha mãe e gostei muito do ramo, então surgiu a vontade de ter um negócio só meu, pensei então em um café conceito diferente”, diz a gerente geral, Rubia Mara Perin.

Segundo ela, todo o espaço foi desenvolvido a partir do contêiner. “Logo me veio a ideia de fazer algo em cima de um contêiner, aliando mobilidade e sustentabilidade. Os arquitetos fizeram o projeto e ficou bem do jeito que eu queria”.

Para Rubia, o ambiente é perfeito para relaxar e degustar um café. “O espaço foi pensado para ser aconchegante, para que as pessoas se sintam bem, acredito que isso é um ponto crucial para o sucesso. Temos o ambiente interno com total visão para o jardim e também o ambiente externo que foi muito bem pensado”.

Na Miss Marie, um dos diferenciais do cardápio é o açaí na tigela. / Foto: Divulgação

Cardápio diferenciado

Além do ambiente aconchegante, as cafeterias apostam no cardápio diferenciado. Na Doces May, por exemplo, todo o cardápio de doces é feito no local, artesanalmente. “A fabricação dos doces é própria. Acredito que isso é um diferencial”.

A empresária destaca ainda as bruschettas e o pão com linguiça Blumenau presentes no cardápio. “Tentamos montar algo diferente do habitual para atrair os clientes”, diz.

Para os amantes de um bom café, a lista também é extensa. “Temos café de Nutella, de paçoca, chocolate com menta, mas geralmente, os clientes preferem o café tradicional, mesmo, até por não conhecer esses tipos diferenciados”.

A Miss Marie também conta com variados tipos de cafés, além do açaí na tigela. “No momento, está muito na moda o café com Nutella. Temos opções tanto da bebida quente quanto gelada, para todos os gostos. O nosso açaí também é uma boa pedida e faz muito sucesso”.

Na Sweet Family, a aposta são as tortas em porções individuais. “Decidimos investir nas porções como é muito usado na Europa, ao invés de fazermos a torta grande e servir os pedaços, já preparamos em porções individuais”.

Rubia destaca que o estabelecimento também investiu em produtos sem lactose e da linha fit, sem esquecer dos tradicionais cafés. “Temos os cafés saborizados de avelã, menta, café suíço, muitas opções diferenciadas, mas o preferido ainda é o café comum, é uma tradição”, diz.