Pelznickelplatz encanta adultos e crianças neste sábado em Guabiruba; veja detalhes da casa

Só na sexta-feira, 1,4 mil pessoas visitaram o local

Pelznickelplatz encanta adultos e crianças neste sábado em Guabiruba; veja detalhes da casa

Só na sexta-feira, 1,4 mil pessoas visitaram o local

Centenas de adultos, crianças e idosos dedicaram a noite de sábado para visitar a Pelznickelplatz, a casa do Pelznickel, em Guabiruba.

A casa montada na rua Nicolau Schaefer, no bairro Imigrantes, é uma das atrações do Natal na cidade e, todos os anos, recebe visitantes de toda a região, para conhecer a história do papai noel do mato.

A Pelznickelplatz abriu as portas na sexta-feira, 9, e só na primeira noite recebeu cerca de 1,4 mil visitantes. Neste sábado, 10, o movimento no local foi grande. Desde antes das 19h, quando começou a visitação, já havia filas. Todos estavam ansiosos para ver as novidades da casa neste ano.

“Todo ano fazemos uma casa diferente, mantendo a tradição, mas também que seja atrativa e confortável para o público”, destaca o presidente da Sociedade do Pelznickel, Fabiano Siegel.

O espaço fora da casa também foi modificado neste ano. O parquinho para as crianças está maior e conta com mais brinquedos. A praça de alimentação também foi ampliada, para que os visitantes possam permanecer no local com mais conforto.

O Pelznickel

Depois de passar por São Nicolau, pelo presépio e pela Christkindl, os visitantes entram na casa. Lá, podem ver o quarto, a cozinha e a sala, e só depois entram na área de mata, onde os Pelznickels estão à espera.

De longe é possível ouvir o barulho das correntes batendo e o som dos Pelznickels que estão curiosos para saber se as crianças se comportaram durante o ano e obedeceram os pais.

58 pessoas são responsáveis por dar vida ao Pelznickel | Foto: Bárbara Sales/O Município

Algumas são corajosas e chegam até a tocar nos Pelznickels, outras têm receio, preferem observar a movimentação dos personagens na segurança do colo dos pais. Passando pelos Pelznickels, não são só as crianças que ficam receosas, muitos jovens e adultos acabam repensando o seu comportamento durante o ano e se divertem com os sustos que levam a cada passo em direção à saída da casa.

Ingressos

A expectativa da Sociedade do Pelznickel é que a Pelznickelplatz tenha casa cheia durante todas as noites.

A casa reabre no próximo fim de semana. Sexta-feira, 16 e sábado, 17, o horário será das 19h às 23. Já no domingo, 18, a visitação acontece das 17h às 21h.

Neste ano, pela primeira vez, há cobrança de ingresso para visitar a casa. O ingresso custa R$ 10 e crianças até 12 anos não pagam.

Fabiano destaca que o ingresso é um incentivo para que o grupo mantenha a tradição. “Todos são voluntários e precisamos de recursos para continuar com esta tradição e melhorá-la a cada ano”, diz.

Trabalham na Pelznickelplatz cerca de 100 voluntários, sendo que 58 são responsáveis por dar vida aos Pelznickels.

Futura personagem

A pequena Maria Luiza Klann, 5 anos, foi uma das primeiras visitantes deste sábado. Ela foi acompanhada da mãe, Rosemari Klann, para ver sua personagem preferida da Pelznickelplatz: a Christkindl.

“Ela tem um vestido branco e uma coroinha e sempre brinca dizendo que é a Christkindl. Quem sabe no futuro, ela esteja aqui interpretando a personagem”, destaca a mãe.

Maria Luiza bateu papo com a Christkindl | Foto: Bárbara Sales/O Município

Tradição em família

Neste sábado, a família do tecelão Alceu dos Santos Carvalho se reuniu para fazer parte da tradição da Pelznickelplatz.

A filha, Ana Beatriz Costa Barros, 15 anos; o sobrinho Marcelo Serafim, 17 anos; e a esposa, Adriana Fischer, 36 anos, deram vida ao presépio da Pelznickelplatz.

Em pé, Alceu e Adriana; sentados, Marcelo e Ana Beatriz | Foto: Bárbara Sales/O Município

Ana Beatriz foi a responsável por interpretar Maria neste sábado. “Esta é a primeira vez que eu participo. Eu vim ver meu pai ontem (sexta) e achei muito legal e então ele perguntou se eu gostaria de participar e hoje estou aqui”, conta.

O pai é voluntário da Sociedade do Pelznickel há três anos e neste sábado, interpretou um pastor. “É uma maravilha poder participar desta tradição, ainda mais junto com a minha família”, diz.

Confira a programação

11/12 – Domingo – das 17h às 21h
17h – Orquestra de sopro
18h30 – Lova Santos
20h – Terno de Reis

16/12 – Sexta-feira – das 19h às 23h
20h – Eletrodo one man quartetto
22h – Terno de Reis

17/12 – Sábado – das 19h às 23h 
19h30 – Coral Cristo Rei
20h30 – Rogerinho las Flores
22h – Terno de Reis Camelos de Belém

18/12 – Domingo – das 17h às 21h
17h – Orquestra Municipal de Guabiruba
18h30 – Fabio Baron
20h – Terno de Reis

Veja detalhes da Pelznickelplatz

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo