Pelznickelplatz não será aberta em 2020 devido à pandemia da Covid-19
Sociedade do Pelznickel fará desfiles nos bairros de Guabiruba para não deixar a data passar em branco
Sociedade do Pelznickel fará desfiles nos bairros de Guabiruba para não deixar a data passar em branco
Tradição que atrai milhares de pessoas para Guabiruba no mês de dezembro, a Pelznickelplatz não será aberta em 2020. O espaço, que é montado todos os anos no bairro Imigrantes, não terá a tradicional movimentação de pessoas devido à pandemia da Covid-19.
O presidente da Sociedade do Pelznickel, Fabiano Siegel, explica que com a situação da Covid-19 na região, não será possível realizar o evento da forma tradicional, já que é impossível evitar a aglomeração.
Com isso, a entidade encontrou uma forma para não deixar essa época do ano passar em branco. “Vamos levar os pelznickels para alguns bairros”, diz.
Siegel explica que o planejamento da entidade é montar barracas em locais estratégicos nos bairros Aymoré, Guabiruba Sul, São Pedro e no Centro, para que os moradores dessas localidades e arredores possam ter contato com a tradição. Ele lembra, entretanto, que tudo dependerá da evolução da pandemia no município.
“Vamos fazer um pequeno evento em cada bairro junto com os desfiles, caso não tenha nenhuma restrição pelas autoridades de saúde. Temos mapeados terrenos, teremos duas tendas com uma mini pelznickelplatz para os moradores do local. Não teremos todas as atrações. Os pelznickels vão passar por ali e continuar o desfile pelas ruas do bairro”, explica.
Os desfiles acontecerão no dia 11 de dezembro para os moradores do Aymoré e Pomerânia, no dia 12 para a Guabiruba Sul e Lageado, no dia 18 para o São Pedro e comunidades e no dia 19 para o Centro e Imigrantes.
“Este ano, o nosso forte serão os desfiles e a população de Guabiruba. Vamos passar em ruas que nunca passamos para dar a oportunidade de todos poderem assistir. O desfile será mais lento, a ideia é visitar as casas para que as pessoas não precisem sair”.
Além disso, a entidade realizará o tradicional desfile de São Nicolau no dia 6 de dezembro por toda a cidade, assim como o desfile do dia 24 de dezembro que estará mantido.
“Já orientamos a todos, para não abraçar as pessoas, manter o máximo de distanciamento. Membros que já são idosos neste ano não vão participar para própria proteção”.
6 de dezembro – toda cidade
11 de dezembro – Aymoré e Pomerânia
12 de dezembro – Guabiruba Sul e Lageado
18 de dezembro – São Pedro
19 de dezembro – Centro e Imigrantes
24 de dezembro – toda a cidade