X
X

Buscar

Pelznickelplatz reúne mais de 4 mil pessoas em Guabiruba

Além da casa do Pelznickel - o Papai Noel do Mato, o visitante pôde conhecer a minicidade durante quatro dias

Durante quatro dias, a casa do Pelznickel foi visitada em Guabiruba por aproximadamente 4 mil pessoas. Além do personagem principal, Christkind, Farmhand, São Nicolau e outros foram atração. Ao lado, os visitantes puderam andar pela minicidade, com supermercados, farmácias e edifícios semelhantes aos de Guabiruba. 

A estrutura foi montada com a ajuda de voluntários da Sociedade Pelznickel, que contam com o apoio do governo municipal. Para o prefeito Matias Kohler, o trabalho da entidade é muito importante. “A sociedade traduz e preserva muito bem este personagem do Pelznickel, que faz parte da história de Guabiruba. Eu considero uma maravilha do imaginário popular, que acaba ilustrando e fortalecendo o nosso Natal”, afirma o prefeito.
O casal Nílvio Ebele e Tatiana Vallejos levaram os filhos Gustavo, 13 anos, e Sofia, 5, para conhecerem a Casa do Pelznickel. Nílvio, residente de Brusque, mas nascido em Guabiruba, lembra que o “Papai Noel do mato” não brincava em serviço. Entrava em todas as casas para saber quais crianças não eram obedientes. “Preservar essa história é muito importante não só pela tradição, mas também para a educação das crianças”.
Integrante da Sociedade Pelznickel, Fabiano Siegel, interpreta o personagem há 12 anos. “É um projeto que temos desde o ano passado, quando criamos a Pelznickelplatz. A expectativa era atrair 100 pessoas por dia, mas o resultado foi muito maior. Passaram por aqui mais de 1 mil visitantes por dia”, destaca Siegel.
Quem é Pelznickel?
O Pelznickel é uma tradição germânica preservada em Guabiruba trazida pelos imigrantes em 1862. Uma tradição de Natal que visa à obediência das crianças. A Sociedade Pelznickel foi criada em 2005 para manter esta cultura. Atualmente, a entidade conta com mais de 60 integrantes. A Pelznickelplatz foi criada no ano passado.