X
X

Buscar

Peregrinos percorrem cerca de 30 quilômetros em Nova Trento

Peregrinação Caminhos de Santa Paulina passa por diversas capelas até chegar ao Santuário

Foram aproximadamente 30 quilômetros de percurso, em um dia todo de caminhada. A 3ª Peregrinação “Caminhos Santa Paulina” mobilizou mais de 100 peregrinos, de Nova Trento, São João Batista, Itajaí, Navegantes e de outras cidades da região neste último sábado, 24 de agosto. O frio e a chuva não foram empecilhos. Munidos de guarda-chuvas, capas e cajados, os participantes percorreram diversas capelas do município de Nova Trento, saindo do Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro por volta das 7 horas, e culminando no Santuário Santa Paulina, por volta das 18 horas.
Uma grande equipe de voluntários de apoio de Itajaí e de Nova Trento ofereceu todo o suporte durante a 3ª Peregrinação Caminhos Santa Paulina. Uma celebração de “Envio” foi realizada no Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, presidida pelo Reitor do Santuário Santa Paulina, Padre André Borges da Silva e Irmã Maria Adelina da Cunha, que ungiram os peregrinos com óleo bento.
Durante o percurso, ocorreram diversas manifestações de fé pelas famílias neotrentinas. Algumas casas foram enfeitadas e, nas janelas, a imagem de Santa Paulina ganhou destaque. No bairro Velha, o diácono Sebastião Sartori preparou um pequeno altar dentro de sua estrebaria, lembrando o início da cristandade, com o Menino Jesus, e fez uma reflexão sobre nosso papel como católicos hoje. “Nos dias de hoje, onde estamos cercados pelos meios de comunicação, as pessoas acabam esquecendo os verdadeiros valores cristãos, de união, de paz, de bondade, para os mais próximos”, disse Sartori a todos os peregrinos, repassando uma mensagem de fé e perseverança.
Lembrança entregue em cada capela
No percurso de aproximadamente 30 quilômetros, foi possível passar por pelo menos 10 capelas neotrentinas, nos bairros Besenello, Ponta Fina Norte, Ponta Fina Sul, Velha, Trinta Réis, São Roque, Centro, Cascata e Vígolo. Em cada capela, foi entregue uma lembrança da 3ª Peregrinação “Caminhos Santa Paulina”: uma imagem do Papa Francisco, personalidade que marcou o ano de 2013, com a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).