Perfis de brusquenses são utilizados para aplicação de novo golpe no Instagram; saiba como se proteger
Atitude criminosa tem chamado a atenção nas redes sociais
Atitude criminosa tem chamado a atenção nas redes sociais
Leitores entraram em contato com o jornal O Município durante as últimas semanas relatando um novo golpe que está sendo aplicado no Instagram. De acordo com os relatos, perfis de brusquenses estão sendo hackeados para aplicar golpes de estelionato.
Conhecido como golpe dos móveis usados, a atividade criminosa consiste em hackear perfis e, através deles, oferecer móveis e eletrodomésticos usados para a venda. Na teoria, quando algum comprador se interessa, os criminosos pedem valores antecipados em pix e depois desaparecem.
Uma advogada que não quis se identificar foi uma das brusquenses que tiveram o seu perfil hackeado e utilizado para aplicar o golpe. Ela falou sobre o caso em suas redes sociais.
“Gratidão por tantas pessoas boas e que me ajudaram! Meu perfil tinha sido hackeado e só o recuperei agora! Eu não estava e não estou vendendo nada”, afirmou a brusquense que destacou o apoio dos seguidores para solucionar o caso.
Já a dress designer, estilista e colunista de moda, Simone Gums, 47 anos, falou sobre os momentos de tensão após correr o risco de perder o seu perfil pessoal.
“Minha conta sumiu do meu telefone e fiquei desesperada, sem saber o que fazer. Fiquei com medo de que pudessem acessar o meu WhatsApp e meus dados bancários. Infelizmente, quatro pessoas caíram no golpe que foi aplicado no meu perfil”, relatou.
Simone ainda explica que não soube como foi hackeada e que acredita ter clicado em algum link com vírus enviado pelos criminosos. “A sorte é que meu Instagram possui uma espécie de verificação em duas etapas, achei muito bacana e passei a dica para os meus seguidores pois a maioria não sabia desse tipo de proteção”, afirmou.
A colunista também destacou que apesar do susto, várias pessoas estão passando pelo golpe e que, de uma maneira acolhedora, estão se ajudando nas redes sociais e denunciando os golpes.
“As pessoas conseguiram denunciar e tudo foi resolvido. Eles colocaram mesas, cadeiras, máquinas de lavar para vender no meu perfil. Nunca trabalhei com este tipo de venda”, finalizou.
Para evitar que as pessoas sofram golpes como esse, um grupo de especialistas criou um manual de proteção para os usuários. Nele, é possível ver dicas de proteção e, caso a pessoa caia em algum dos golpes aplicados na plataforma, quais procedências devem ser tomadas.
Para não cair no golpe:
Para quem caiu no golpe:
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: