Personalização de tratamentos aumenta demanda por farmácias de manipulação em Brusque
Produtos de prevenção à saúde e tratamentos estéticos estão entre os mais procurados
A procura por serviços de farmácias de manipulação tem crescido nos últimos anos em Brusque, de acordo com profissionais do setor. Representantes de empresas do ramo atribuem o bom momento a uma mudança no perfil de clientes e da própria medicina, com a possibilidade de fabricação de medicamentos, suplementos e demais produtos adaptados para cada organismo.
No campo da estética, itens voltados aos cuidados com a pele costumam seguir as sazonalidades do ano. Com a chegada dos meses mais frios, protetores solares personalizados começam a dar espaço para os cremes voltados à hidratação.
Muitos dos clientes também tentam alternativas para melhorar a saúde capilar e das unhas. Além deles, produtos voltados a quem quer reduzir os efeitos do envelhecimento ou para atletas que buscam melhorar o rendimento também são recorrentes.
De acordo com a farmacêutica Bruna Chaves, da Farmácia Dehon, o comportamento está muito ligado a um cuidado maior com saúde preventiva. Nos cinco anos que atua no local, afirma ter percebido uma busca recorrente por procedimentos que atendam às necessidades de cada indivíduo.
O cenário, segundo ela, mudou a própria visão que os consumidores tinham das farmácias de manipulação. “Hoje, acabamos não tendo tanto movimento de pacientes que buscam remédios somente, mas de pessoas que buscam alternativas naturais para atender alguma deficiência do organismo”.
Atenção mais ampla
A procura por itens que permitam uma melhor qualidade de vida, afirma Bruna, levaram a um cuidado maior com a saúde estomacal e da imunidade. Com isso, produtos prebióticos e probióticos vem sendo cada vez maior. Eles são voltados à manutenção da flora intestinal e facilitam a absorção de vitaminas e nutrientes.
“Mesmo tomando vitaminas regularmente, sem um intestino saudável, não será eficiente”, resume a farmacêutica Andreza Campos, da Sirius. Segundo ela, com o aumento dos cuidados pessoais, a alimentação de qualidade e o efeito disso no organismo ganham a atenção dos clientes.
Com boa parte dos atendimentos focados na manipulação de produtos voltados à nutrição, ela reforça que são recorrentes prescrições voltadas ao estômago e ao intestino. Além da aborção de nutrientes e vitaminas, ressalta a crescente preocupação com casos de inflamações, voltadas ao consumo de alimentos ou exageros.
Para ela, o acesso facilitado a informações também tem papel importante no aumento da popularidade do segmento. Divulgações de dados, resultados e ações de publicidade aproximam os serviços de usuários em potencial. “A busca pelo o que a gente quer é mais rápida e, neste processo, muitas pessoas veem que a farmácia de manipulação pode ajudar”.
Estética e beleza
Entre as possibilidades geradas com a manipulação de produtos, também há opções para quem busca uma atenção maior com a beleza. Renata Willrich atua no setor de Compras e Administração da Dermavita. Especializados em dermocosmética, os produtos são desenvolvidos em fábrica própria e comercializados para todo o país.
Além da terceirização para empresas, na farmácia são desenvolvidos produtos personalizados, atendendo encaminhamentos de clínicas estéticas. Entre os pedidos mais comuns estão shampoos medicamentosos, cremes em geral e cremes de clareamento de pele.
Além do maior conhecimento sobre as possibilidades do ramo, outro fator indicado por ela como importante para o aumento são as mudanças da medicina. “Muitos profissionais estão tendo um foco integrativo e, com isso, a manipulação vem ganhando força”.
Segundo ela, as doses são adaptadas à profundidade, grau de severidade ou resultados pretendidos nos tratamentos. Para isso, fatores como peso, altura e tipo de lesão de pele são levados em conta.