Perto de retorno das atividades, Acapra procura novos lares temporários para os animais

Expectativa é de retomada em agosto

Perto de retorno das atividades, Acapra procura novos lares temporários para os animais

Expectativa é de retomada em agosto

A Associação Brusquense de Proteção aos Animais (Acapra) se prepara para retomar o atendimento normal em breve. Desde abril de 2020, por causa das dívidas, a instituição teve que paralisar suas atividades, mas vai voltar com uma nova diretoria.

Uma das preocupações da nova diretoria é ter lares temporários suficientes para atender à demanda, já que a Acapra não tem uma sede própria. Voluntário da instituição, Douglas Amorim explica que as dívidas já foram quitadas com as ações realizadas nos últimos meses e que estão buscando alternativas para garantir mais segurança para os animais resgatados.

“Estamos definindo como será a questão do resgate. Com a pandemia, as pessoas estão projetando nos animais o que estão sofrendo. Tem muita gente abandonando animais mais velhos, que são os mais difíceis de conseguir adoção. Estamos fazendo a conscientização da população. Continuamos resgatando os animais, mas não estamos fazendo nada além da nossa capacidade. O delegado Egídio também está nos ajudando”, conta.

A expectativa da Acapra é anunciar o retorno completo das atividades em agosto, antes da realização do tradicional pedágio. A Acapra tem um projeto para coleta de recursos da lei pecuniária, que é uma verba estadual, para caixa de transporte e também chips para monitorar os animais resgatados.

“Antes, não tinha o controle. O animal era resgatado e, às vezes, a pessoa tinha algum problema depois de adotar e abandonava o animal. Queremos chipar os animais e, quando a pessoa adotar, vai assinar um termo e vai levar a carteirinha do animal com o número de registro”, explica.

Necessidade de mais lares temporários

A Acapra vai realizar uma campanha para realizar o cadastro da pessoa que tenha interesse, espaço e condições para abrigar os animais temporariamente.

“A pessoa se cadastraria como associado na Acapra e um voluntário visitaria o local para conhecer as condições, até para avaliar se a pessoa realmente tem condições. Precisamos ressaltar a necessidade de novos lares temporários, mas também a necessidade da adoção responsável, porque está aumentando muito o abandono e a crueldade com os animais”.

Interessados em serem voluntários ou se candidatarem a lares temporários podem entrar em contato com a Acapra através do Instagram (@acaprabrusquesc).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo