Pesquisa de estudante da Unifebe é publicada em periódico científico do setor químico têxtil do Brasil
Estudo apresentou melhor processo de preparação da malha para estampar
Estudo apresentou melhor processo de preparação da malha para estampar
Uma pesquisa desenvolvida pelo estudante do curso de Pós-Graduação MBA em Gestão da Cadeia Têxtil da Unifebe, André Guilherme Marchi, foi selecionada e publicada em um dos principais periódicos científicos do Brasil do setor químico têxtil.
A análise comparativa entre metodologias de preparação de malha para estamparia rotativa foi desenvolvida em uma indústria têxtil de Jaraguá do Sul, sob a orientação do coordenador do curso, professor Wallace Nóbrega Lopo.
O estudo, fruto do trabalho de conclusão de curso da especialização, está disponível na edição nº 146, da Revista Química Têxtil da ABQCT – Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis, publicada em janeiro deste ano.
De acordo com o estudante e engenheiro químico, o tema surgiu a partir de uma demanda da própria indústria têxtil, já que as malhas passam por um processo de preparação antes de serem estampadas.
Nessa etapa, o produto geralmente passa por lavação, abertura da malha e passagem pela rama.
Desse modo, o artigo buscou analisar quatro métodos diferentes de preparação da malha para o setor de estamparia rotativa.
O intuito era buscar economia financeira, qualidade do produto e sustentabilidade.
A partir disso, com o suporte da empresa e orientação do professor, o estudante elaborou testes laboratoriais para determinar qual seria o processo mais viável.
No método de passagem pela rama, constatou-se que foi possível economizar uma grande quantidade de água, químicos e processos antes vistos como indispensáveis.
“Este é um dos grandes diferenciais do nosso curso de Pós-Graduação MBA em Gestão da Cadeia Têxtil, trabalhar com os anseios reais do mercado de trabalho, instigando o profissional a se desafiar e a utilizar seus conhecimentos em prol de inovações e melhorias. A publicação do trabalho do André contribui para o setor têxtil como um todo e reconhece a relevância desse estudo para a área”, enfatiza o professor Wallace.
Com o periódico impresso em mãos, André comemora o reconhecimento de seu trabalho para o setor.
“Fica um sentimento de gratidão pela oportunidade que a universidade nos proporciona de buscar conhecimento por meio do trabalho de conclusão do curso, além do contato com excelentes profissionais e do suporte do professor Wallace. Em resumo, a sensação é de satisfação por poder contribuir para o desenvolvimento da área têxtil”, avalia André.
Leia também:
1. Homem é condenado após matar morador que tentou impedi-lo de roubar fios de poste em SC
2. Casal vítima de acidente de moto na BR-280 é identificado
3. Prefeitura de Brusque publica edital para contratação profissionais da saúde; confira as vagas
4. Homem não aceita término, foge de hospital e arromba casa da ex-companheira em Indaial
5. Janela para troca de partido não será aberta antes da eleição para prefeito de Brusque, diz especialista