Pesquisa desenvolvida na Unifebe analisa ocorrências de trânsito em Guabiruba
Segurança viária, mobilidade urbana, educação no trânsito e políticas públicas são alguns dos temas abordados na pesquisa
Segurança viária, mobilidade urbana, educação no trânsito e políticas públicas são alguns dos temas abordados na pesquisa
Analisar as ocorrências de trânsito em Guabiruba e a partir disso propor planos de ações de mobilidade e modificações urbanas na cidade, é o principal objetivo da pesquisa realizada pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe), em parceria com o município.
A proposta de trazer a realidade de uma cidade para dentro da universidade surgiu em uma conversa entre os coautores do projeto, o professor Anderson Buss e a arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento Urbano de Guabiruba, Débora Carolina Silveira Battaglini Barroero.
Foi pela necessidade de dados para a tomada de decisões e para subsidiar a elaboração do Plano de Mobilidade Urbano, que será executado no município, que os coautores decidiram pesquisar sobre o assunto. A análise das ocorrências de trânsito em Guabiruba, em 2019, vem sendo realizada pelos coautores e pela acadêmica da 10ª fase de Engenharia Civil da Unifebe, Larissa Ignês Boos, residente do município, desde abril deste ano.
De acordo com o orientador, a ideia é concluir a pesquisa em dezembro, para que seja apresentado em forma de artigo científico o compilado das informações. Até o momento, os pesquisadores verificaram possíveis fatores influenciadores nas ocorrências registradas, como ciclo faixas, influência de obras e o número da frota veicular do município em relação ao número de acidentes
Por meio da compilação está sendo possível organizar os dados e elaborar gráficos e tabelas com os índices de ocorrências de trânsito registradas entre 2009 e 2019. “Esse registro e análise é fundamental para subsidiar decisões e políticas públicas. Sem dados não há histórico, e dessa formar será possível demonstrar as principais causas e conscientizar a população, realizando ações voltadas à educação no trânsito, por exemplo”, salienta a arquiteta e urbanista da Secretaria de Planejamento Urbano de Guabiruba.
Para o professor da Unifebe é fundamental aproximar a universidade de assuntos diretamente ligados aos cidadãos e à cidade. “Estimular e incentivar a produção de pesquisas técnicas, com o objetivo de pôr em prática assuntos discutidos durante o curso de graduação proporciona aos estudantes aplicarem seus conhecimentos em prol da sociedade, além de contribuir para a realização de futuras melhorias aos lugares onde vivemos”.
A sugestão de trabalhar a temática na cidade foi fomentada na 5ª edição do Workshop de Mobilidade Sustentável, realizado em 2019, entre os alunos da Unifebe e da Universidade de Karlsruhe. Na ocasião, os estudantes pesquisaram alternativas para melhorar os acessos entre Brusque e Guabiruba.
“Os workshops têm instigado novas pesquisas na área de mobilidade urbana e isso tem trazido muitos resultados positivos, e esse é o nosso objetivo, estimular os estudantes a terem esse olhar crítico e a buscarem um futuro melhor”, conclui a supervisora de Pesquisa e Internacionalização da Unifebe, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop.