Pesquisa mostra avaliação do governo Jonas Paegle pela população de Brusque
Apenas 8% dos entrevistados avalia o desempenho geral como ótimo
Apenas 8% dos entrevistados avalia o desempenho geral como ótimo
A avaliação da gestão de Jonas Paegle à frente da Prefeitura de Brusque é positiva para 32% e negativa para 31% dos brusquenses, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Mapa, contratada pelo jornal O Município.
No total, 406 pessoas foram entrevistadas entre 14 e 15 de outubro. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número SC-06288/2020, tem margem de erro máximo de 4,9 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
No total, 8% dos entrevistados avalia o desempenho geral do governo Jonas Paegle como ótimo e 24% como bom. Por outro lado, 19% considera a administração péssima, e 12% ruim. Outros 33% avaliam como regular. Houve uma parcela de 4% dos entrevistados que não soube opinar.
Em 2016, como substituto de Ciro Roza na candidatura, Jonas Paegle, à época no PSB, foi eleito com 25.171 votos, 40,47% dos votos válidos. O candidato a vice era Ari Vequi (MDB), prefeito eleito em 2020.
Para o analista político Ivo Barni, a avaliação que a população dá ao governo agora é influenciada pelo período eleitoral.
“[Ele] é mais visto como adversário do que como o gestor. É uma avaliação momentânea no clima da eleição”, comenta.
O apoio expressivo visto na eleição de 2016 era composto pelo eleitorado de Ciro Roza e por aqueles que apoiavam Paegle e Vequi, independente de Ciro. Quatro anos depois, a avaliação negativa da gestão foi feita por 31% dos brusquenses na pesquisa, com 63% dos entrevistados vendo o governo como positivo ou regular.
“Nesta eleição, juntam-se o eleitorado de Jonas Paegle e Ari Vequi, aliado àqueles que fazem uma avaliação positiva da gestão, mas não necessariamente votaram em 2016. Neste contexto, houve alguma redução do eleitorado de Ciro Roza em relação a 2016”, avalia Barni.
Para ele, a medida da aprovação do governo atual pode ser composta também pela votação nas eleições de 2020, quando 25.734 eleitores (40,54%) votaram em Ari Vequi.
Como atual vice-prefeito, Vequi representaria a manutenção da gestão atual, ao contrário de Paulo Eccel (PT) e Ciro Roza (Podemos) que, de maneiras distintas, representavam mudança na gestão.